Educação em ciências como agência política: militância e o trabalho de professores no Distrito Federal, Brasil
Militância. Ativismo. Agência Política. Educação em Ciências. Trabalho e Educação.
Na Educação em Ciências há uma profusão de compreensões acerca da dimensão política, expressa tanto em pesquisas como nos documentos oficiais nacionais. Contudo, numa sociedade capitalista, tamanha generalização do termo “política” é influenciada e moldada por interesses que resultam no esvaziamento das análises sobre a temática, tratando-a como uma questão resolvida, o que configura uma problemática com abundância de contradições para a Educação. Com a finalidade de dialetizar essa aparente resolução, assumimos a militância/ativismo como expressão da agência política no trabalho de professores e a tornamos objeto central desta pesquisa. Assim, objetivamos investigar as assimilações e elaborações de docentes das ciências naturais acerca da militância/ativismo e suas implicações para e no trabalho de professores. Para tal, fundamentamo-nos teórico-metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético. A fim de encorajar o debate e formular entendimentos acerca da militância/ativismo no campo da educação em ciências, assim como ofertar recursos para a constituição de um projeto formativo político contra-hegemônico de professores de ciências naturais, realizaremos entrevistas com professores das ciências naturais que atuam em diversas condições trabalhistas.