ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS EM QUÍMICA: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
estequiometria, ensino-aprendizagem, contextualização, análise dimensional
Há muito se discute, na disciplina Química, o conteúdo Cálculos Estequiométricos. As dificuldades apresentadas pelos
alunos e, porque não, pelos professores, relacionadas a esse conteúdo são inúmeras. Nesta dissertação abordamos
algumas dessas dificuldades, por serem bastante relevantes no processo de ensino - aprendizagem de Cálculos
Estequiométricos. O objetivo principal foi identificar possíveis variáveis associadas à aprendizagem dos estudantes em
relação a esse conteúdo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores de Química, de
escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Os dados levantados, que emergiram a partir desse procedimento,
foram analisados utilizando-se a Teoria Fundamentada de Dados. Além disso, também foram analisadas seis obras
(livros). Uma de cada coleção sugeridas para o Novo Ensino Médio. Devido à complexidade desse processo de ensino
aprendizagem, os resultados encontrados mostram que não há como dissociar a dificuldade apresentada pelos alunos,
no que se refere ao ensino de Cálculos estequiométricos, sem que aspectos relacionados aos professores, aos livros
didáticos, à metodologia de ensino do deste conteúdo em si, e até mesmo aos próprios alunos, não forem levadas em
consideração. Dessa forma, a princípio, possíveis soluções para a melhoria do ensino - aprendizagem de Cálculos
Estequiométricos devem levar em conta, simultaneamente, a presença desses aspectos.