Banca de DEFESA: Cássia Gonçalves de Souza

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cássia Gonçalves de Souza
DATA : 18/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

VIVÊNCIAS E ESCOLHAS DE PROFESSORAS LICENCIADAS EM CIÊNCIAS NATURAIS: PERCEPÇÕES E ARTICULAÇÕES ENTRE GÊNERO E DOCÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; Ensino de Ciências; Gênero; Feminização do magistério; mulheres cientistas.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Existe uma sub-representação de mulheres nas áreas das Ciências conhecidas como STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e apesar de estudos apontarem que há uma predominância de professoras na Educação Básica, maioria dos professores em regência de classe serem mulheres, esse perfil de predominância modifica-se à medida que progridem as etapas de ensino e a assimetria de gênero persiste em licenciaturas como Física e Matemática. Nesse contexto, esta dissertação teve como objetivo compreender as motivações e desafios da escolha pela docência de licenciadas em um Ciências Naturais. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 professoras de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Os dados foram analisados pela metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) e quatro categorias inicias emergentes foram elencadas: 1 “Autoimagem e percepções”; 2 “Escolha do curso: do desconhecimento a identificação.”; 3 “Experiências Acadêmicas: Acolhimento, aprendizado e discriminação” e 4- “Mulher cientista”; bem como uma categoria final “Ser professora e Cientista. A investigação permitiu visibilizar que a escolha e pela docência, assim como a permanência nesse curso, está associada a múltiplos fatores, entre eles aspectos afetivos, sociais, econômicos e históricos. Os resultados indicaram que apesar da excelência acadêmica demonstrada pelas participantes, a maioria não percebia-se como "inteligente" durante a formação básica, associando seu sucesso ao esforço, um fenômeno alinhado aos estereótipos de gênero que vinculam brilhantismo intelectual ao masculino. Além disso, apesar de algumas docentes não terem a docência como primeira escolha, a FUP ao revelar-se como um ambiente acolhedor, ressignificou a identidade profissional dessas professoras. No entanto, houve denúncias de episódios misóginos e machista em algumas disciplinas da FUP, evidenciando a importância de políticas e ações contra a discriminação. Para essas docentes ser uma mulher cientista significa ser capaz de produzir conhecimento em contextos diversos, especialmente na escola


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ISABELLA GUEDES MARTINEZ - UFGD
Presidente - 1525511 - JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
Externa ao Programa - 1151816 - PRISCILLA COPPOLA DE SOUZA RODRIGUES - nullExterna à Instituição - SUELI DA SILVA COSTA - IFB
Notícia cadastrada em: 14/07/2025 15:33
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