Banca de DEFESA: Isabela de Lima Felinto

DISCENTE : Isabela de Lima Felinto
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Auditório Azul do Instituto de Química

O ROLE PLAYING GAME NO ENSINO INCLUSIVO DE CIÊNCIAS: UMA RELAÇÃO ENTRE O RPG E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

RPG; Inclusão; Deficiência Visual; Imagens Mentais; Jogos

A atual realidade educacional, em que há um maior ingresso de estudantes com deficiências na Educação Básica, requer metodologias e o aprimoramento de materiais didáticos que favoreçam, não só a permanência desses alunos nas classes comuns, mas, também, participação com qualidade desses indivíduos no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, a exploração de caminhos alternativos que contribuam com esse direito é fundamental. Portanto, surgiu a ideia de investigar as possibilidades do uso de um jogo, do tipo Role Playing Game (RPG), para alunos com deficiência visual no ambiente escolar. No RPG os jogadores interpretam personagens e externalizam suas ações com o intuito de alcançar soluções para os desafios abordados nas histórias narradas pelo mestre. Esse tipo de jogo é, comumente, cooperativo isto é, os jogadores devem se relacionar em busca de objetivos em comum. Dessa forma, o RPG não carece definitivamente de recursos físicos dependendo, principalmente, da construção de imagens mentais dos participantes, da inter-relação entre os membros das equipes e das linguagens corporais dos discentes. Nesse contexto, para observar as possibilidades do uso do RPG para alunos com deficiência visual, esse trabalho pautou-se nas compreensões sócio interacionistas de Vygotsky, por meio do estudo de casos que favoreceu a avaliação comportamental dos estudantes durante as aplicações das aventuras. Tal escolha foi feita devido à necessidade de percorrer um caminho metodológico qualitativo que permitisse a observação de fatores pontuais na pesquisa em questão. A pesquisa foi feita em duas escolas públicas do Distrito Federal. Sendo que, em uma das escolas, a aplicação do jogo ocorreu na sala de recursos. As aplicações do RPG contaram com a participação de quatro alunos com deficiência visual. Para contribuir com a construção de informações relevantes para essa pesquisa, a coleta de dados foi baseada no diário de bordo dos alunos e nas filmagens das aplicações dos jogos. Por fim, foi utilizada a análise de conteúdos de Bardin para categorizar e analisar as informações construídas no decurso da investigação. Como resultado dessas investigações, foi possível notar as diferentes alternativas surgidas com o uso do RPG para alunos com deficiência visual. Percebeu-se que essa ferramenta pode favorecer a construção de imagens mentais por esses alunos, além de oportunizar a externalização de informações por meio das linguagens corporais, sem que as especificidades visuais se tornem empecilhos para tal.

Interno - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Interna - 1244879 - EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
Interno - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL
Externo à Instituição - RICARDO LIMA GUIMARÃES - UFPE