A Implementação do Residência Pedagógica na Área da Ciências da Natureza (CNT): por uma abordagem discursiva para investigar a relação Teoria e Prática
Currículo; Formação de Professores; Residência Pedagógica; Políticas de Currículo.
O presente estudo tem por objetivo investigar a implementação do programa Residência Pedagógica, em uma instituição de ensino superior, com especial interesse na forma como a relação entre teoria e prática vem sendo significada nesse programa institucional de formação de professores. Assumimos, assim, que essa política de formação docente, em articulação com os estágios supervisionados e com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), contribuiu contemporaneamente para a dinamização da relação entre teoria e prática. Assim, a questão que guia essa investigação é: como os programas de formação de professores estão significando a relação teoria e prática no tempo presente, especialmente na Residência Pedagógica (RP) na área das Ciências da Natureza (CNT) da Universidade Federal da Fronteira Sul do campus Cerro Largo? Para tanto, utiliza-se uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, utilizando todo material obtido durante a pesquisa. Buscando dar foco às políticas de formação docente como fontes para a construção de uma história do (e no) tempo presente, opero com a abordagem discursiva, no diálogo com Michel Foucault e seus interlocutores no campo do Currículo. Também, apoiados em Thomas Popkewitz, consideramos que a distinção entre teoria e prática é parte dos dispositivos que constroem os próprios professores, e, portanto, as reformas curriculares situam-se em um sistema de raciocínio no qual a distinção entre teoria e prática subjaz à estrutura que fixa papéis e produz efeitos na formação de professores (inicial e continuada). Assim, o interesse aqui é entender como essa política de formação de professores está significando a relação entre teoria e prática e como essa relação está sendo traduzida e interpretada nos contextos de prática, entendidos aqui como sendo compostos tanto pela instituição de ensino superior em foco e pelos sujeitos que nela circulam como pelas escolas-campo e os docentes (e outros atores) participantes do projeto. O período de análise é de 2020 a 2022. A opção pela instituição em foco se justifica pelo fato de nela ter havido a produção de um subprojeto nomeado Ciências da Natureza que reuniu as diferentes licenciaturas da área ofertadas na instituição sob análise. Além dessa organização apontar para a dimensão produtiva dos contextos de prática, ela nos incita a compreender como a área do conhecimento, entendida como um dispositivo de integração curricular, pode contribuir para significar a relação entre teoria e prática.