Diversão no ensino: futuros professores e uma proposta de integração da ludicidade como estratégia didática
Formação inicial de professores e ludicidade, Atividades lúdicas no ensino de Ciências, Revisão Bibliográfica Sistemática sobre Ludicidade no ensino de Ciências.
O lúdico, ao estimular o desenvolvimento de múltiplas habilidades, configura-se como uma estratégia didática promissora para o ensino de Ciências. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo explorar, identificar e examinar a percepção de professores em formação sobre a concepção e a implementação de atividades lúdicas em ambientes de aprendizagem. De natureza qualitativa, a pesquisa concentra-se em estudantes de uma disciplina de estágio supervisionado do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). Para o alcance dos objetivos propostos, foram desenvolvidas duas etapas principais: uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), com foco nas produções acadêmicas que discutem o uso da ludicidade na educação em Ciências, e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os licenciandos participantes, realizadas após a execução das atividades lúdicas nas escolas de Educação Básica.