Banca de QUALIFICAÇÃO: Andreia Lelis Pena

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Andreia Lelis Pena
DATA : 06/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminários IQ
TÍTULO:

Educação Inclusiva em Sexualidade e Formação Inicial de professores de Ciências da Natureza: Um passo nessa história 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Sexualidade; Inclusão; Formação inicial; Ciências da Natureza. 


PÁGINAS: 161
RESUMO:

No momento presente, discutir sexualidade em sala de aula é assimilado como atribuição dos professores de CN, em tempos de escola inclusiva essa responsabilidade ganhou novos contornos e até mesmo os temas biológico-higienistas assumiram outras dimensões, como nos revela a revisão da literatura. A formação inicial desses professores parece ter passado por mudanças significativas no que faz referência à inclusão; quanto à Educação em Sexualidade, transformações parecem caminhar lentamente no sentido de facilitar a atividade pedagógica, como descrito por estudos nessas áreas do conhecimento. O presente trabalho possui por objetivo identificar como professores de Ciências da Natureza (CN) elaboram seu entendimento a respeito da Educação Inclusiva e da Educação em Sexualidade durante a licenciatura e a percepção da importância dessa formação para que haja condições de promover a articulação entre os temas em sua prática pedagógica, na perspectiva de propor uma Educação Inclusiva em Sexualidade. Os elementos utilizados na pesquisa foram construídos por meio de entrevistas narrativas com professores licenciados para trabalhar com CN que tivessem experiência em turmas da Educação Básica (EB) e foram analisados empregando a análise textual discursiva. Os professores entrevistados apontam problemas na formação inicial de diferentes naturezas e nas duas áreas, a saber, inclusão e sexualidade, bem como na articulação entre elas. A legislação tornou os estudos sobre inclusão obrigatória, todavia, no que tange à Educação em Sexualidade, não há obrigatoriedade legal, consequentemente acabam por não acontecer de maneira sistematizada. Propomos a denominação Educação Inclusiva em Sexualidade (EIS) na perspectiva de ampliar os conceitos de sexualidade e Educação em Sexualidade com vistas a associá-los à inclusão, entendendo a inclusão como uma forma de envolver toda diversidade que se manifesta em um corpo biológico. A falta de formação inicial dos professores de CN em Educação Inclusiva em Sexualidade resulta em dificuldades no momento de desenvolver projetos que envolvam as duas áreas na EB. Restam muitas indagações sobre a EIS que deve ser entendida como um campo em constante desenvolvimento.  


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI MAIA
Interno - 2544016 - DELANO MODDY SIMOES DA SILVA
Interno - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL
Notícia cadastrada em: 06/07/2022 11:19
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