Banca de DEFESA: Zaira Zangrando Cardoso

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Zaira Zangrando Cardoso
DATA : 12/08/2022
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MzJiNjRhZDMtN2RjMi00Y2VmLWI1NmQtNGE1N2Q1ODcwN

ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM PRÁTICAS EDUCATIVAS FUNDAMENTADAS PELA EDUCAÇÃO CTS

educação CTS, engajamento dos estudantes, práticas educativas.

No campo das práticas educativas fundamentadas pela educação CTS, a questão do engajamento dos alunos é amplamente verbalizada, no entanto, há poucos aprofundamentos teóricos sobre o tema. Diante disso, esta tese tem como objetivo elucidar o que caracteriza o engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS. Para tanto, a presente investigação tomou como referência os propósitos da educação CTS e de estudos do campo da educação científica, em especial, os pressupostos do educador Paulo Freire, além de uma ampla revisão dos estudos da área de ensino de Ciências por meio da Análise Textual Discursiva. À vista disso, no primeiro momento, fez-se necessário compreender e identificar os diferentes aspectos relacionados ao objeto de estudo e caracterizar as inter-relações com os pressupostos freireanos. Essa etapa possibilitou identificar aspectos influenciadores do engajamento dos estudantes, entre eles: aspectos contextuais; curriculares e didático metodológicos, relacionais e afetivos. Concomitantemente, foi realizada uma imersão investigativa nas práticas de sala de aula, especificamente, nas teses brasileiras, nos artigos publicados nas revistas da área e nos trabalhos apresentados no ENPEC. Esse processo investigativo evidenciou que o engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS é caracterizado por três dimensões possíveis, tais quais: “exercício de voz”, “mobilização e apropriação do conhecimento” e “ações sociopolíticas”, em diferentes níveis de criticidade. Adicionalmente, para complementar as compreensões emergidas deste estudo, foi delimitada uma nova amostra de trabalhos, em particular, as dissertações profissionais com foco em práticas educativas CTS, com vistas a identificar e consolidar as dimensões e os níveis de engajamento possíveis evidenciados durante o exercício teórico-prático.

Externo à Instituição - SUIANE EWERLING DA ROSA
Externo à Instituição - PAULO MARCELO MARINI TEIXEIRA
Interna - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Presidente - 002.325.970-14 - ROSELINE BEATRIZ STRIEDER - USP