Banca de QUALIFICAÇÃO: Roseane Freitas Fernandes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Roseane Freitas Fernandes
DATA : 31/08/2022
LOCAL: tems

EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Educação CTS; Autonomia docente; Formação inicial de professores; Licenciatura em Química.

A perspectiva da Educação CTS tem influenciado o processo de formação de professores requerendo, cada vez mais, um processo mais crítico de formação profissional docente com uma abordagem interdisciplinar e contextualizada dos conhecimentos diante do panorama de desenvolvimento da ciência e da tecnologia e suas implicações na sociedade. Nesse contexto, investigações da área de Ensino de Ciências demostram a importância da construção da autonomia docente para a transformação e emancipação social. Diante disso, este projeto de doutorado tem o objetivo de compreender concepções, desafios e possibilidades apresentados nos discursos de docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Química em universidades públicas brasileiras sobre o desenvolvimento de práticas curriculares na perspectiva crítica da Educação CTS. A fundamentação teórica-metodológica central está ancorada na perspectiva educacional crítica com articulação entre os pressupostos do educador Paulo Freire e da Educação CTS no contexto LatinoAmericano, perante uma abordagem qualitativa de pesquisa na produção e análise de dados. Para obtenção de compreensões iniciais sobre a Educação CTS, no contexto da formação inicial de professores de química, foram analisados trabalhos provenientes de teses e dissertações brasileiras disponíveis nas plataformas eletrônicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações/BNDT que permitiu levantar características teórico-metodológicas e ênfases à formação docente em química na perspectiva CTS. Os resultados dessa análise apontaram três categorias que expressam desafios e potencialidades na formação de professores química na perspectiva CTS, relacionadas ao (i) desenvolvimento de concepções sobre as inter-relações CTS e sua inserção no ensino de química; (ii) às potencialidades da perspectiva CTS na formação docente; e (iii) à organização curricular dos cursos de Licenciatura em química. Para uma análise empírica e maior compreensão sobre o objeto de investigação, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes formadores, que têm o CTS como objeto de suas pesquisas. Os dados serão submetidos à Análise Textual Discursiva/ATD. Além disso, pretende-se analisar os Projetos Políticos de Curso (PPC) das Licenciatura em Química onde atuam os professores entrevistados e os Planos de Disciplinas ministradas pelos professores entrevistados com vistas a análise de pressupostos e propósitos da Educação CTS. A partir desses estudos prévios, infere-se que há necessidade de refletir mais sobre as práticas de ensino e organização curricular nos cursos de formação inicial de professores como forma de resistência a ideologia dominante e a abertura de maiores espaços coletivos de diálogo, debate e discussão crítica de modo a viabilizar a efetiva implementação da Educação CTS em todos os níveis escolares.

Externo à Instituição - ÁLVARO CHRISPINO
Presidente - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Interna - 002.325.970-14 - ROSELINE BEATRIZ STRIEDER - UFSC
Notícia cadastrada em: 30/08/2022 15:39