Banca de QUALIFICAÇÃO: Rúbia Estefânia Pinto da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rúbia Estefânia Pinto da Silva
DATA : 16/09/2022
LOCAL: Plataforma Teams

“SEMANA DA MULHER” E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PROCESSOS DE CONQUISTAS PARA A VISIBILIDADE DE MULHERES CIENTISTAS

Semana da mulher; mulheres cientistas; formação de professores; ensino de Ciências; jogos.

Diversas ações visando promover a igualdade de gênero têm sido instituídas mundial e nacionalmente. Entre elas a Agenda 2030 que busca, entre outros, a inclusão, sustentabilidade, justiça social e empoderamento de todas as meninas e mulheres, garantindo igualdade de oportunidades, em todos os níveis. Perante a necessidade dessa abordagem estar presente no ambiente escolar para proporcionar reflexões e problematização frente também às formas sutis de violência, destaca-se a importância da Lei nº 14.164/21, que institui a “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher” e que reforça a necessidade do tema “mulher” ser abordado na Educação Básica. A escola é fundamental para a formação de uma sociedade equânime, por ser um espaço no qual as identidades de gênero são construídas e reconstruídas. Nesse contexto, o professor também precisa ter conhecimento das relações de gênero, sendo necessário inserir a temática de gênero na formação docente focando na visibilidade de pesquisas e produções de mulheres cientistas. Diante disto, o objetivo desse projeto é investigar como professores de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino fundamental da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal concebem a importância de abordarem as questões de gênero no ensino de Ciências, mas especificamente com base na temática “Mulheres e meninas nas Ciências”, com foco nas atividades desenvolvidas na “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher”, e investigar se um jogo poderia ser uma atividade pedagógica adequada para essa semana na visão dos docentes. A abordagem metodológica será qualitativa e os dados analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin.

Externa à Instituição - CAMILA SILVEIRA DA SILVA
Presidente - 1525511 - JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
Interno - 1652352 - PAULO ROBERTO MENEZES LIMA JUNIOR
Externa ao Programa - 1911440 - VIVIANE APARECIDA DA SILVA FALCOMER