Banca de QUALIFICAÇÃO: Vagner Neto Ribeiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Vagner Neto Ribeiro
DATA : 03/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS E O LÚDICO NO ENSINO DE ECOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Lúdico, Jogos, Biologia, Ecologia.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O presente trabalho aborda o ensino lúdico em biologia, mais especificamente a análise, elaboração e reelaboração dos jogos analógicos no ensino de ecologia. Sua natureza é qualitativa de metanálise tendo por metodologia a Análise Textual Discursiva. Pretende-se então propor um manual para a análise, adaptação e criação de jogos educativos com tal recorte temático. No primeiro capítulo abordamos do lúdico tendo por base alguns dos autores clássicos do tema, como Huizinga (1993), Caillois (1990) e Brougère (1998). Em um segundo momento, caracterizamos os jogos de tabuleiro e mesa analógicos segundo Woods (2012), o qual divide os jogos em clássicos, de mercado de massa e modernos, dando também um histórico destes e sendo nosso objeto os jogos modernos, que são subdivididos em jogos de guerra, jogos de interpretação de papéis, jogos de cartas colecionáveis e eurogames. Em seguida aborda-se o lúdico no ensino, tendo seu panorama remontado até o aspecto lúdico e pedagógico da filosofia grega antiga, com ênfase na erística dos sofistas e a dialética socrática, as quais foram passadas às escolas de retórica romanas e herdadas pela academia medieval, ressaltando-se que abordagem propriamente lúdicas só terão inicio no Romantismo, com o Emílio (1762) de Rousseau, passando pelo Levana (1807) de Richter, Froebel até chegar às teorias mais recentes, como as de Piaget (2010) e Vygotsky (2007) e nos pesquisadores nacionais que se dedicam ao ensino lúdico de ciências, como Kishimoto (2003), Cleophas, Soares e Cavalcanti (2018). Por último aborda-se o design de jogos conforme Schell (2008), Engelstein e Shalev (2020). A ecologia foi caracterizada pelas balizas de Odum (1988), Acot (1990), Townsend, Begon e Harper (2010); Cain, Bowman, Hacker (2018) e outros. Na parte legal foi feito um breve histórico partindo da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795 de 27 de abril de 1999), os Parâmetros Curriculares Nacionais/Meio Ambiente (PCN/Meio Ambiente, 1997) e a BNCC (2018). Pretende-se elaborar um panorama do lúdico no ensino de biologia e ecologia tendo por base periódicos nacionais voltados ao ensino de ciências da natureza, de biologia e do ensino lúdico de ciências da natureza, vislumbrando assim a cultura lúdica neste recorte.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO APARECIDO DE MORAES - UFJ
Interna - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Presidente - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 27/09/2022 17:11
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38_Prod.sigaa32