Banca de QUALIFICAÇÃO: Keilla Christina Desidério da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Keilla Christina Desidério da Silva
DATA : 04/11/2022
LOCAL: Fechada para o público

DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Educação Inclusiva; Ensino de Ciências; práticas pedagógicas inclusivas; socialização de experiências; rede colaborativa; indicadores inclusivos.

A Educação Inclusiva é aquela que respeita a diversidade e considera as necessidades da comunidade escolar no ambiente educacional. Neste projeto de pesquisa descrevemos um estudo que tem como objetivo investigar práticas pedagógicas inclusivas socializadas em uma rede colaborativa de professores de Ciências da Educação Básica para buscar contribuições do Atendimento Educacional Especializado no Ensino de Ciências Inclusivo. Para tanto, optamos por uma investigação qualitativa, porque nosso interesse está nos significados das relações sociais que favorecem o desenvolvimento dessas práticas. Escolhemos a pesquisa exploratória, porque utiliza a verificação bibliográfica, documental e de campo, com exames e levantamentos on-line, entrevistas narrativas e semi-estruturadas, individual e focal, observação e diário de campo. Esse estudo se desenvolverá em três etapas, com objetivos específicos sobre: 1ª: A busca por práticas pedagógicas inclusivas e por contextos de inclusão; 2ª. A Rede Conexões: Diálogos no Ensino de Ciências Inclusivo; 3ª. O Dossiê de Indicadores Inclusivos nas Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências. A constituição de novos significados, as informações emergidas nessas etapas, serão fundamentadas na Análise Textual Discursiva. Como a pesquisa está em andamento, trazemos alguns resultados da 1ª etapa sobre contextos inclusivos. Na construção do panorama da Educação Especial na perspectiva inclusiva na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, identificamos que a quantidade de estudantes da Educação Especial incluídos em classe comum tem aumentado, a quantidade de Sala de Recursos e de professores dessas salas tem diminuído, pode indicar um cenário favorável se analisarmos quantitativamente e um cenário desfavorável se analisarmos qualitativamente. Observando os dados das Coordenações Regionais de Ensino identificamos cinco cenários de inclusão nessa rede de ensino, que nos mostram avanços e possibilidades de retrocesso na inclusão escolar.

Externa à Instituição - Joana de Jesus de Andrade - USP
Interna - 1244879 - EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
Presidente - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL
Externa ao Programa - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO