Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO PACHER FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOGO PACHER FERREIRA
DATA : 01/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ocorrerá de forma híbrida, com participações online (link a ser enviado) e presenciais na FUP
TÍTULO:

Lutas pela resistência e processos de legitimação de contextos de formação de professores: sobrevivendo à cultura e tecendo possibilidades críticas


PALAVRAS-CHAVES:

formação de professores; Pequenos Grupos de Pesquisa; resistência; cartas pedagógicas; semiformação


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida busca valorizar as ações que geram resistência à crise formativa estabelecida dentro da educação. As influências da razão instrumental, guiada por uma sociedade neoliberal, têm favorecido o rompimento com os processos reflexivos, gerando ambientes semiformativos. Dessa forma, o caminho entre o desejo por emancipação e o próprio processo emancipatório está marcado por contradições que dificultam com o cumprimento dessas expectativas. Diante do declínio da formação cultural e científica, os Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) surgem como alternativa que buscam valorizar um projeto formativo crítico e autêntico, fomentando ações que criam um movimento de resistência aos aspectos que buscam interromper o processo reflexivo, especialmente, na formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo identificar essas ações desenvolvidas no PGP que viabilizam movimentos de resistência à uma lógica semiformativa. Para tanto, valorizamos três aspectos que delineiam a estrutura metodológica, de natureza qualitativa, da pesquisa: i) a história do PGP representada na literatura científica; ii) a experiência do pesquisador como membro ativo de um PGP; iii) o diálogo, por meio de cartas pedagógicas, com a experiência de sujeitos que participaram da história dos PGP. Os principais apontamentos indicam que: a escolha da abordagem CTS tem uma conformação de resistência aos modelos tradicionais que incitam a neutralidade da ciência; os diálogos formativos têm fortalecido o poder reflexivo geradas pelas relações teoria-prática; a leitura crítica do contexto educacional promovidas nos elos formativos do PGP favorecem a elaboração de estratégias de lutas e resistência. Por fim, entendemos que os PGP são grupos comprometidos com um programa de formação de professores que valoriza um projeto crítico, que foge da regra de produção para o cumprimento de mecanismos burocráticos, que se alinha com uma perspectiva dialógica e busca alternativas de enfrentamento aos dispositivos que interrompem o processo reflexivo na docência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3009118 - PAULO GABRIEL FRANCO DOS SANTOS
Interno - 2544016 - DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
Interno - 064.374.469-00 - RODRIGO DIEGO DE SOUZA - UFSC
Externo à Instituição - LIZETE MARIA ORQUIZA DE CARVALHO - UNESP
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 16:38
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