Por uma formação docente antirracista: saberes, formas e conteúdos para o ensino em ciência
Ensino em ciências; contracolonialidade; educação antirracista; formação docente
O ensino de ciências da natureza tem um papel importante na construção de nossa sociedade. Contudo, é importante destacar que se trata de um processo formativo que não está isento das heranças do racismo e do colonialismo que compõem a nossa sociedade. Quando estudamos a ciência a partir de uma perspectiva histórica e crítica, podemos ver como ela sustentou práticas, pensamentos, teorias e comportamentos racistas e que, de certa forma, permanecem até hoje. A partir desse entendimento, desenvolvemos essa pesquisa a partir da seguinte pergunta: “Como se desenvolve uma formação antirracista no ensino em ciências a partir da formação docente?”. O referencial teórico é constituído a partir da discussão de como a ciência contribuiu para a perpetuação do racismo na nossa sociedade, tendo como ponto de partida o processo de colonização e suas implicações, chegando no ensino de ciências dentro das escolas de nível básico. A partir disso, é proposto um processo formativo antirracista para docentes no âmbito do ensino de ciências sob uma perspectiva contra colonial com o propósito de transgredir não somente o nosso entendimento do que é ciências e do papel de pessoas pretas em seu desenvolvimento, mas também - se possível - o desenvolver uma compreensão ampla da problemática para auxiliar docentes a na construção de ações que contemplem as leis 10.639/03 e 11.645/08.