ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS EM QUÍMICA: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
estequiometria, ensino-aprendizagem, contextualização, análise dimensional
Há muito se discute, na disciplina Química, o conteúdo Cálculos Estequiométricos. As dificuldades apresentadas pelos alunos e, porquê não , pelos professores, relacionadas a esse conteúdo são inúmeras. Nesta dissertação serão abordadas algumas dessas dificuldades, as q uais entendeu-se ser bastante relevantes no processo de ensino-aprendizagem de Cálculos Estequiométricos. O primeiro ponto sensível se refere à ausência de contextualização e da problematização, que deveriam ser bem exploradas pelos Livros Didáticos, além de estarem claras nas práticas docentes. O segundo ponto se refere ao mau uso de metáforas e de analogias relacionadas ao ensino de Cálculos Estequiométricos. Em seguida, abordou-se as dificuldades que os alunos apresentam no desenvolvimento do raciocínio proporcional. Por último, procurou-se entender até que ponto a álgebra de grandezas e a análise dimensional são desconhecidas, ou não, pelos professores no proc esso de ensinoaprendizagem de Cálculos Estequiométricos. Para que essa análise seja possível será utilizado a entrevista semiestruturada, devidamente gravada e transcrita.