Banca de DEFESA: Lays Batista Martins Leite

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lays Batista Martins Leite
DATA : 19/04/2023
LOCAL: Auditório Lauro Morhy do Instituto de Química

Ensino de Ciências: Avaliação da Aprendizagem e Inclusão

Inclusão Escolar. Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Ciências. Escola Inclusiva.

O processo inclusivo de alunos com deficiências e/ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD em escolas regulares na Educação Básica configura-se como um desafio para os professores envolvidos, assim como, para as escolas e sistemas de ensino que devem centrar-se na busca por mecanismos para o acesso, permanência e o sucesso desses discentes em turmas comuns inclusivas. Atrelados a essa concepção compreendemos que é atribuição do docente e da comunidade escolar pedagógica analisar as particularidades dos educandos e adequar constantemente seus critérios metodológicos, curriculares e avaliativos. Assim, embasados neste pressuposto, é valido ressaltar que as avalições da aprendizagem são ações intencionais que visam conhecer o alcance de determinado objetivo, ou seja, pensa-se em ações futuras no ensino. Por conseguinte, esse trabalho teve como objetivo geral, identificar as contribuições daspropostas de avaliações da aprendizagem que professores de Ciências Naturais utilizam com alunos com deficiência e /ou TGD no que tange a Educação Inclusiva. Para alcançar o objetivo mencionado, realizamos um estudo baseado na metodologia qualitativa, que é embasada pelo intuito de lidar com interpretações das realidades sociais, neste caso, investigar acerca da avaliação da aprendizagem como fator de inclusão no Ensino de Ciências. O delineamento da pesquisa abarcou as etapas que envolveram: investigações preliminares com cinco professores de Ciências Naturais por meio de entrevistas semiestruturadas; compreensão dos processos de avaliação adotados através de observações sistemáticas; coleta de documentos relevantes relacionadosao estudo; e análise do Projeto Político Pedagógico das escolas das quais os docentes estavam atuando no momento da pesquisa. Considerando a natureza qualitativa da pesquisa, bem como, os objetivos estabelecidos, escolhemos realizar neste estudo a técnica de análise de conteúdo. Após percorrer a realidade vivenciada pelos docentes e educandos da rede pública de ensino de cinco escolas pertencentes ao Distrito Federal, nos deparamos com muitos empecilhos que impossibilitam o processo de inclusão nas unidades escolares investigadas. Em um contexto não muito distante, primordialmente nos anos de 2020 e 2021, passamos por uma doença devastadora que assolou o Brasil e o mundo com muitas mortes e sequelas na saúde e no cotidiano das pessoas. Com a análise dos resultados construídos e em consonância com a revisão bibliográfica, compreendemos que, quando se trata de avaliação inclusiva, o docente deve considerar primordialmente a singularidade do indivíduo, buscando intervir de modo que a sua participação seja ativa no processo de construção do conhecimento.  Na constituição deste estudo, confirmamos que para o sucesso da inclusão escolar e o da avaliação da aprendizagem inclusiva no ensino regular faz-se necessário empenho por parte de todos os profissionais atuantes nesse processo, de tal modo, incumbe-se também essa responsabilidade para a sociedade, as famílias e o poder público. Por mais que sejam existentes inúmeras legislações que obriguem, tanto a inclusão como a execução da avaliação formativa, para que os professores possam desenvolver um bom trabalho é preciso que a formação inicial e continuada sejam consolidadas e valorizadas no Distrito Federal.

Externa ao Programa - 1098857 - ALIA MARIA BARRIOS GONZALEZ
Presidente - 418913 - GERSON DE SOUZA MOL
Externa ao Programa - 1100497 - JULIANA EUGENIA CAIXETA
Externa à Instituição - Joana de Jesus de Andrade