School inclusion. Learning Assessment. Science teaching. Inclusive School
School inclusion. Learning Assessment. Science teaching. Inclusive School
BANCA DE DEFESA |
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Tipo de banca |
( ) Dissertação ( x ) Tese ( ) Exame de Qualificação ( ) Defesa de Projeto de Mestrado |
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Nome completo do(a) aluno(a): Lays Batista Martins Leite |
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Matrícula: |
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Possui bolsa: ( x )Não ( )Sim - Qual? |
Nível: ( ) Mestrado ( ) Mestrado Profissional ( x ) Doutorado |
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Título: Ensino de Ciências: Avaliação da Aprendizagem e Inclusão |
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Título em Inglês: Science Teaching: Learning Assessment and Inclusion |
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Quantidade de Páginas: 201 |
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Resumo em Português: O processo inclusivo de alunos com deficiências e/ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD em escolas regulares na Educação Básica configura-se como um desafio para os professores envolvidos, assim como, para as escolas e sistemas de ensino que devem centrar-se na busca por mecanismos para o acesso, permanência e o sucesso desses discentes em turmas comuns inclusivas. Atrelados a essa concepção compreendemos que é atribuição do docente e da comunidade escolar pedagógica analisar as particularidades dos educandos e adequar constantemente seus critérios metodológicos, curriculares e avaliativos. Assim, embasados neste pressuposto, é valido ressaltar que as avalições da aprendizagem são ações intencionais que visam conhecer o alcance de determinado objetivo, ou seja, pensa-se em ações futuras no ensino. Por conseguinte, esse trabalho teve como objetivo geral, identificar as contribuições daspropostas de avaliações da aprendizagem que professores de Ciências Naturais utilizam com alunos com deficiência e /ou TGD no que tange a Educação Inclusiva. Para alcançar o objetivo mencionado, realizamos um estudo baseado na metodologia qualitativa, que é embasada pelo intuito de lidar com interpretações das realidades sociais, neste caso, investigar acerca da avaliação da aprendizagem como fator de inclusão no Ensino de Ciências. O delineamento da pesquisa abarcou as etapas que envolveram: investigações preliminares com cinco professores de Ciências Naturais por meio de entrevistas semiestruturadas; compreensão dos processos de avaliação adotados através de observações sistemáticas; coleta de documentos relevantes relacionadosao estudo; e análise do Projeto Político Pedagógico das escolas das quais os docentes estavam atuando no momento da pesquisa. Considerando a natureza qualitativa da pesquisa, bem como, os objetivos estabelecidos, escolhemos realizar neste estudo a técnica de análise de conteúdo. Após percorrer a realidade vivenciada pelos docentes e educandos da rede pública de ensino de cinco escolas pertencentes ao Distrito Federal, nos deparamos com muitos empecilhos que impossibilitam o processo de inclusão nas unidades escolares investigadas. Em um contexto não muito distante, primordialmente nos anos de 2020 e 2021, passamos por uma doença devastadora que assolou o Brasil e o mundo com muitas mortes e sequelas na saúde e no cotidiano das pessoas. Com a análise dos resultados construídos e em consonância com a revisão bibliográfica, compreendemos que, quando se trata de avaliação inclusiva, o docente deve considerar primordialmente a singularidade do indivíduo, buscando intervir de modo que a sua participação seja ativa no processo de construção do conhecimento. Na constituição deste estudo, confirmamos que para o sucesso da inclusão escolar e o da avaliação da aprendizagem inclusiva no ensino regular faz-se necessário empenho por parte de todos os profissionais atuantes nesse processo, de tal modo, incumbe-se também essa responsabilidade para a sociedade, as famílias e o poder público. Por mais que sejam existentes inúmeras legislações que obriguem, tanto a inclusão como a execução da avaliação formativa, para que os professores possam desenvolver um bom trabalho é preciso que a formação inicial e continuada sejam consolidadas e valorizadas no Distrito Federal. |
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Resumo em Inglês: The inclusive process of students with disabilities and/or with Global Development Disorders - TGD in regular schools in Basic Education is a challenge for the teachers involved, as well as for schools and education systems that must focus on the search for mechanisms for access, permanence and success of these students in common inclusive classes. Linked to this conception, we understand that it is the responsibility of the teacher and the pedagogical school community to analyze the particularities of the students and constantly adapt their methodological, curricular and evaluative criteria. Thus, based on this assumption, it is worth emphasizing that learning assessments are intentional actions aimed at knowing the scope of a given objective, that is, thinking about future actions in teaching. Therefore, this work had as a general objective, to identify the contributions of the proposals for learning assessments that Natural Sciences teachers use with students with disabilities and/or TGD regarding Inclusive Education. To reach the mentioned objective, we carried out a study based on the qualitative methodology, which is based on the intention of dealing with interpretations of social realities, in this case, investigating about the evaluation of learning as a factor of inclusion in Science Teaching. The research design encompassed the steps that involved: preliminary investigations with five Natural Sciences teachers through semi-structured interviews; understanding of the evaluation processes adopted through systematic observations; collection of relevant documents related to the study; and analysis of the Pedagogical Political Project of the schools in which the teachers were working at the time of the research. The research design encompassed the steps that involved: preliminary investigations with five Natural Sciences teachers through semi-structured interviews; understanding of the evaluation processes adopted through systematic observations; collection of relevant documents related to the study; and analysis of the Pedagogical Political Project of the schools in which the teachers were working at the time of the research. Considering the qualitative nature of the research, as well as the established objectives, we chose to carry out the content analysis technique in this study. After going through the reality experienced by teachers and students from the public education network of five schools belonging to the Federal District, we are faced with many obstacles that make the process of inclusion in the investigated school units impossible. In a not-too-distant context, primarily in the years 2020 and 2021, we experienced a devastating disease that devastated Brazil and the world with many deaths and sequelae in people's health and daily lives. With the analysis of the constructed results and in line with the bibliographic review, we understand that, when it comes to inclusive evaluation, the teacher must primarily consider the uniqueness of the individual, seeking to intervene so that his or her participation is active in the knowledge construction process . In the constitution of this study, we confirmed that for the success of school inclusion and the evaluation of inclusive learning in regular education, commitment is necessary on the part of all professionals working in this process, in such a way, this responsibility for the society, families and public authorities. As much as there are numerous legislations that oblige, both the inclusion and the execution of formative evaluation, so that teachers can develop a good work, it is necessary that initial and continued formation be consolidated and valued in the Federal District. |