Banca de DEFESA: Luciana Pires Medeiros

DISCENTE : Luciana Pires Medeiros
DATA : 14/07/2023
LOCAL: Sala de Seminários do DEQ - Instituto de Química

A ALIMENTAÇÃO INCLUSIVA E AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Formação de ProfessoresAlimentação Inclusiva; Ensino de Ciências; Necessidades Alimentares Especiais.

A temática alimentação com foco nas “Necessidades Alimentares Especiais” (NAE) e suas relações com a formação de professores de Ciências nos anos iniciais e finais ainda é pouco explorada na literatura em Educação em Ciências. No entanto, é possível perceber que o professor de Ciências tem um importante papel na realização de ações pedagógicas que possibilitam escolhas alimentares capazes de promoverem saúde e qualidade de vida. Portanto, o objetivo principal dessa dissertação foi identificar as percepções dos professores da Educação Básica sobre “Inclusão alimentar” e realizar uma proposta de formação continuada para abordar esse tema em uma escola com professoras dos Anos Iniciais. As fases desse trabalho foram organizadas em levantamentos bibliográficos sobre a Educação Inclusiva, as principais legislações e marcos históricos que a embasam e como se articulam com a Alimentação Inclusiva e a Educação em Ciências. Também foi pesquisado como a literatura em ensino de Ciências tem abordado a formação do professor de Ciências perante a temática da Alimentação Inclusiva na escola. A metodologia foi de cunho qualitativo e a obtenção dos dados foi organizada em duas etapas:  -1. Primeiramente, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário, disponibilizado na plataforma Google Forms, buscou-se conhecer as concepções de professores de Ciências Naturais dos Ano Finais do Ensino Fundamental sobre restrições e/ou reações adversas a alimentos e foi respondido por nove professores; 2- Na segunda etapa, foi realizada uma Roda de Conversa, como instrumento de pesquisa, durante a realização de uma oficina pedagógica de extensão presencial em uma escola pública do Distrito Federal, como proposta de formação continuada. Essa oficina constou com a participação de doze professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e abordou o conteúdo sobre NAE, além de proporcionar uma prática culinária com receitas inclusivas. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados dos questionários demostraram que os docentes entendem a importância da discussão de reações adversas e restrições alimentares nas aulas de Ciências, no entanto, alguns não se sentem preparados para inserirem esse assunto em suas aulas, por desconhecerem a temática. Foi observado que a maioria afirmou ter conhecimento sobre o tema, devido a contextos familiares. A oficina pedagógica de extensão para os professores dos Anos Iniciais colaborou para criar um espaço de diálogo que proporcionasse a abordagem didática sobre as NAE no contexto escolar e os direitos do estudante inserido nesta realidade alimentar. Acredito que a maior contribuição dessa formação tenha sido ao problematizar a questão da inclusão alimentar e despertar o interesse do professor para essa questão que pode ser apresentar não somente em suas aulas, mas também em suas vivências sociais. Assim, compreendo que é preciso fomentar as discussões sobre a formação de professores realizadas com base na temática alimentação de modo a percebê-la como multidimensional, para que práticas pedagógicas sejam realizadas de forma mais consciente e inclusivas.

Interna - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Interno - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Presidente - 1525511 - JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
Externa à Instituição - SUELI DA SILVA COSTA - IFB