Banca de DEFESA: Valdineia Ferreira Nobre

DISCENTE : Valdineia Ferreira Nobre
DATA : 19/07/2023
LOCAL: Auditório do IB

A PRÁTICA DOCENTE PELA VOZ DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONSTITUIÇÃO, NECESSIDADES, SABERES E USO DO TEMPO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Formação Docente Continuada; Ensino de Ciências; Anos Finais do Ensino Fundamental.

A atuação do professor de Ciências da Natureza (CN) requer conhecimentos conceituais e metodológicos, alinhados com as necessidades da sociedade, além daqueles que favoreçam a interação com os estudantes.  Mesmo tendo estas necessidades atendidas na formação inicial, entende-se que os docentes precisam dar continuidade as reflexões relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem. Atentos a esta demanda, consideramos a existência do tempo de coordenação pedagógica no turno contrário ao da regência, direcionado segundo os documentos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), à reflexão sobre estes processos pedagógicos e a formação continuada dos profissionais. Assim, o reconhecimento da demanda formativa e a possibilidade do tempo, suscitou a investigação sobre como o professor de Ciências da Natureza, que atua nos anos finais do Ensino Fundamental, percebe sua aprendizagem profissional e a possibilidade de uso da coordenação pedagógica para sua formação continuada.  Nos propusemos, então, a conhecer estudos sobre formações direcionadas aos professores, compreender a visão dos docentes sobre as oportunidades e possibilidades de formação continuada, e favorecer a construção de ideias sobre o uso do tempo de coordenação pedagógica para uma formação continuada que subsidie as ações pedagógicas das escolas pesquisadas. A investigação se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, com uso da metodologia de pesquisa-ação, aplicada em escolas públicas do Distrito Federal. Durante o processo de pesquisa foram utilizadas discussões em grupo, questionários, entrevistas e análise de documentos, com as informações examinadas de acordo com a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). Deste modo, a análise dos registros e a observação enquanto mediadora oportunizaram uma compreensão do cotidiano dos professores de CN. Foi possível reconhecer na fala dos professores um desejo de sistematização dos momentos de coordenação pedagógica e de valorização dos saberes do grupo, na busca de soluções para problemáticas do cotidiano.

Presidente - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Externo à Instituição - GUSTAVO MACHADO PRADO - UFES
Interna - 1525511 - JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
Interno - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR