Banca de QUALIFICAÇÃO: Deine Bispo Miranda

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Deine Bispo Miranda
DATA : 01/08/2023
LOCAL: Não aberta ao público

Risco na Educação Científica: um caminho para refletir a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade

Risco, educação científica, cidadania, formação inicial de professores.

O tema deste trabalho é sobre se e como o conceito sociológico de risco pode contribuir no curso de formação inicial de professores de química com abordagem CTS. Tal conceito é abordado de maneira objetiva pelas ciências naturais, por meio das avaliações de risco e é discutido por outras três vertentes sociológicas, dentre elas a de Pat’ o Malley, Michael Foucault e a terceira, pelo qual nos restringiremos que é a da sociedade de risco, que para além de Ulrich Beck, tem-se também a contribuição de Anthony Giddens e Scott Lash. O foco desse estudo concentrar-se-á nas possíveis contribuições do conceito de risco para o aprofundamento de reflexões sobre a relação ciência, tecnologia e sociedade na educação científica, como meio colaborador para a formação cidadã dos sujeitos. Desse modo, o objetivo geral desse estudo será investigar possíveis contribuições do desenvolvimento/reflexão do conceito de risco para pensar a relação CTS para futuras práticas profissionais de licenciandos de Química. Para isso, especificamente, almejou-se: analisar se conceito de risco aparece nos documentos direcionadores da Licenciatura em Química da Universidade de Brasília e, caso ocorra, se há contribuição para pensar a relação CTS na formação desses professores; b) refletir por meio do desenvolvimento de uma proposta didática a ser desenvolvida, no espaço de formação da Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Química, acerca da temática risco em articulação com a relação CTS em práticas de sala de aulas de Química e c) avaliar os impactos do desenvolvimento da proposta nos sujeitos envolvidos. A coleta de dados ocorrerá por meio de: seminários, anotações no diário de pesquisa das observações realizadas no desenvolvimento das propostas; de filmagens das atividades didáticas desenvolvidas pelos licenciandos no contexto escolar e; por entrevistas com os licenciandos, os professores preceptores das escolas participantes do Residência Pedagógica e da professora tutora deste Programa.

Externa à Instituição - Giselle Watanabe - UFABC
Externa à Instituição - CLAUDIA VALERIA DE ASSIS DANSA - UNICAMP
Presidente - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Interna - ***.325.970-** - ROSELINE BEATRIZ STRIEDER - UFSC