Banca de QUALIFICAÇÃO: Débora Padilha da Silva Maceno

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Débora Padilha da Silva Maceno
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Fechada para o público

Entre jogos e altas habilidades: um espaço para o Ensino de Ciências

Altas Habilidades; Ensino de Ciências; Jogos; Sala de Recursos

Esta dissertação objetiva compreender como os jogos podem auxiliar as especificidades de estudantes com altas habilidades no atendimento educacional especializado que ocorre na sala de recursos. Para isso, será necessário entender por qual motivo essas crianças são atendidas na sala de recursos específica e desconstruir o mito de que as crianças com altas habilidades são geniais e extraordinárias em todas as áreas. Com a finalidade de alcançar respostas, serão utilizados jogos didáticos, adaptados pela pesquisadora, como forma de facilitar a interação, o acesso e a observação entre as/os estudantes. Diante do exposto, buscar-se-á responder às seguintes perguntas: quais são as possíveis especificidades apresentadas por estudantes com altas habilidades nas salas de recursos? De que forma os jogos podem auxiliar as/os estudantes, dos anos iniciais, com altas habilidades, em suas especificidades? E, em seguida, como o ensino das ciências pode contribuir para essa relação? Para cumprir este propósito, serão utilizadas a análise documental do projeto político pedagógico da escola, os laudos, os encaminhamentos e as adequações curriculares produzidos por profissionais de equipe multidisciplinar (médicos, professores, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos); a observação diária nos atendimentos realizados às estudantes/aos estudantes até a conclusão da pesquisa; a participação presencial da pesquisadora nas coletivas e nos eventos com temas voltados para as altas habilidades, realizados pela escola, durante o período da pesquisa e uma entrevista com as professoras/os professores das salas de recursos específica para AH/SD que a escola possui. Dessa maneira, os jogos serão aliados para percorrer este caminho como um espaço para o Ensino de Ciências.

Presidente - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Interna - 1244879 - EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
Externa ao Programa - 1043639 - JHENIFFER MICHELINE CORTEZ - nullExterna ao Programa - 1100497 - JULIANA EUGENIA CAIXETA - null
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 16:01