Banca de QUALIFICAÇÃO: Róbson Rodrigues de Almeida

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Róbson Rodrigues de Almeida
DATA : 26/09/2023
LOCAL: Teams

A percepção dos professores de estágio supervisionado sobre as possíveis implicações da realização do estágio no ensino remoto emergencial em cursos de licenciatura na área de Ciências da Natureza

Estágio Remoto; Formação de Professores; Ensino de Ciências da Natureza

Em 2019, inúmeros casos de pneumonia foram diagnosticados na República Popular da China. O cenário se perpetuou nos meses posteriores e as autoridades chinesas confirmaram, no início de 2020, a identificação de uma nova cepa de coronavírus, nunca antes identificada em seres humanos. O alerta de emergência foi declarado e, em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o cenário como uma pandemia. Diferentes ações foram realizadas com o objetivo de frear a disseminação da Covid-19, como fechamento de locais públicos para a contenção da mobilidade social. Na área educacional, a pandemia de Covid-19 afetou diretamente o funcionamento de diversas instituições de ensino, como escolas, institutos e universidades. No Brasil, a suspenção das atividades educacionais presenciais foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2020, fazendo com que as aulas fossem realizadas com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Com efeito da suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino, os estágios supervisionados passaram a ser realizado por meio de plataformas digitais. Os estágios supervisionados são essenciais para a formação inicial dos estudantes de licenciatura, pois contribuem para o desenvolvimento do futuro professor. O objetivo deste exame de qualificação [AVA1] consiste em investigar junto aos docentes que ministram a disciplina de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza na Universidade de Brasília (UnB) e no Instituto Federal de Brasília (IFB), se houve e quais foram as implicações da realização do estágio supervisionado durante o ensino remoto e os possíveis impactos na formação inicial, visando responder a seguinte questão de pesquisa: de que modo o ensino remoto emergencial promoveu implicações na realização do estágio supervisionado e quais os possíveis impactos para a formação inicial dos docentes da área de Ciências da Natureza da Universidade de Brasília e do Instituto Federal de Brasília? O presente exame consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória. Para tanto, serão utilizados questionários e entrevistas semiestruturas como instrumento de coletas de dados. A análise de dados consiste em análise de conteúdo.

Presidente - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Interno - 2544016 - DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA MARGARIDA GOMES - UFRJ
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 18:46