Banca de QUALIFICAÇÃO: Thallita Nascimento da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thallita Nascimento da Silva
DATA : 26/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Teams
TÍTULO:

UMA OUTRA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS É POSSÍVEL: CAMINHOS DECOLONIAIS EM MEIO À EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UM ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO SEM TERRA (MST)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em ciências decolonial; Decolonialidade; Educação do campo; Movimento Sem Terra


PÁGINAS: 63
RESUMO:

Atualmente, há um crescente interesse de pesquisadores pela perspectiva da decolonialidade, especialmente nas ciências humanas. Entretanto, poucos são os trabalhos que a abordam na educação em ciências. Com suas bases comprometidas com a Ciência Moderna, a educação em ciências carrega consigo muitas das premissas excludentes do colonialismo e da colonialidade presentes na modernidade. Assim, reproduz diversos fatos históricos que contribuíram com a exclusão e opressão sofrida por diferentes sujeitos. Em contrapartida, a educação do campo promovida pelo Movimento Sem Terra (MST) não se sujeita a uma abordagem educacional universal. Ao contrário, entendemos que opera em uma perspectiva próxima à decolonialidade, com uma educação própria e contra hegemônica. Por meio de uma revisão de literatura pudemos constatar as relações já existente entre educação em ciências e a educação do campo, principalmente após a criação das licenciaturas do campo. Os saberes populares se tornam presente em grande maioria desses trabalhos, o que nos mostra a importância de cotejar aproximações entre educação do campo e decolonialidade. Haja visto que a ideia da decolonialidade se apresenta de modo ainda acanhada, compreendemos que ela se faz presente na construção epistemológica e ontológica própria dos povos do campo. Ao utilizar, neste trabalho, a rede Modernidade/Colonialidade como base teórica e política, pretendemos investigar as práticas pedagógicas da Educação em Ciências, no ensino fundamental, de uma Escola do Campo em um assentamento do MST localizado no extremo sul da Bahia e analisá-las a partir de uma perspectiva decolonial, aduzindo encontros possíveis entre a Educação em Ciências decolonial e a Educação do Campo. A partir disso, esperamos contribuir para as discussões sobre outros modos possíveis de pensar a educação em ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANIELLI FABIULA GAVIOLI LEMES
Interno - ***.374.469-** - RODRIGO DIEGO DE SOUZA - UFSC
Presidente - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 18:51
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