Banca de DEFESA: Marcondes Medeiros de Lima

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcondes Medeiros de Lima
DATA : 31/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

Discussões de Natureza da Ciência conduzidas por uma professora de Química do Ensino Básico: Análise das contribuições do Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências


PALAVRAS-CHAVES:

Natureza da Ciência; Ensino sobre Ciências; MoCEC.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

: Atualmente, há um consenso a respeito da importância de discussões sobre Natureza da Ciência em todos os níveis de ensino. Entretanto, não se tem um consenso sobre o que ensinar de Natureza da Ciência, nem sobre como levar essas discussões. Além da falta de consenso, se observa que tais discussões, muitas vezes, não se concretizam nas salas de aula. Na tentativa de oferecer suporte para solucionar essas questões, diversas abordagens de Natureza da Ciência têm-se difundido na literatura, sendo uma delas a pautada no Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências versão 2 (MoCEC v.2). O MoCEC v.2 aborda a Ciência como uma atividade complexa, que pode ser analisada a partir de diferentes áreas do conhecimento, sendo que em cada uma dessas áreas são elencados aspectos de Natureza da Ciência, que são definidos detalhadamente. Em nossa pesquisa sinalizamos que o MoCEC v.2 tem sido utilizado para duas finalidades no Ensino de Ciências: (i) propor situações de ensino sobre Ciências; e (ii) como ferramenta de análise no contexto de discussões de Natureza da Ciência. No âmbito das publicações sobre o modelo, pouco se discutiu sobre o uso do MoCEC v.2 na proposição de situações de ensino por professores. Tendo isso em vista, neste trabalho discutimos como uma professora que atua na Educação Básica utilizou o MoCEC v.2 para avaliar e planejar situações de ensino envolvendo Natureza da Ciência. Para investigar esta problemática, utilizamos a metodologia de estudo de caso e constatamos que a docente manifestou oito aspectos de Natureza da Ciência ao refletir sobre como abordaria em suas aulas uma proposta didática referente a um caso sociocientífico Formulario 9909792 SEI 23106.071710/2023-36 / pg. 2 sobre o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG). E em sua proposta didática sobre o desenvolvimento dos modelos atômicos ela manifestou dezessete aspecto de Natureza da Ciência. Concluímos que a professora: i) conseguiu promover discussões a partir do MoCEC; ii) teve dificuldades em diferenciar duas as áreas presentes no modelo, sendo elas Antropologia da Ciência e Sociologia da Ciência; e iii) demonstrou estar mais confortável em usar as áreas do MoCEC em detrimento dos aspectos. Apontamos que nossas discussões fomentam as reflexões sobre elementos que podem contribuir para a inserção de discussões de Natureza da Ciência em sala de aula, especialmente a partir do MoCEC. E sinalizamos a importância de investigar o uso da ferramenta em situações reais de ensino promovidas por professores da Educação Básica, assim como enfatizamos a relevância de discutir Natureza da Ciência a partir de diversas estratégias, como casos históricos, sociocientíficos e atividades investigativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - PAULA CRISTINA CARDOSO MENDONÇA - UFOP
Externa ao Programa - 1043639 - JHENIFFER MICHELINE CORTEZ - nullInterna - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Presidente - ***.019.566-** - STEFANNIE DE SA IBRAIM - UFMG
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 13:48
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