Banca de QUALIFICAÇÃO: Paulo Henrique Oliveira Canabarro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Henrique Oliveira Canabarro
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Narrativas (auto)biográficas de professores de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental: conexões entre histórias de vida e autonomia docente

emancipação; formação docente; reflexão crítica; saberes docentes; subjetividade

O desenvolvimento da autonomia docente tem o potencial de promover a emancipação das/os professoras/es e sua transformação em intelectuais críticos em um processo contínuo e fundamentado na reflexão crítica, na capacidade de tomar decisões, na construção da segurança profissional, na consciência sobre os diversos contextos que exercem influência sobre a educação e na participação ativa em movimentos voltados para a promoção de uma sociedade e de um ensino mais democrático, igualitário e justo. Esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender como um grupo de professores/as de Ciências Naturais que atuam no Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal desenvolvem sua autonomia docente e como isso se relaciona com o conhecimento adquirido por meio de suas experiências e histórias de vida, fazendo o uso de narrativas (auto)biográficas. Enfatizará a relevância das experiências pessoais na formação docente. Permitirá investigar como um grupo de professores desenvolvem sua autonomia, explorar as conexões entre o conhecimento adquirido ao longo de suas vidas e sua prática docente, e interpretar, por meio das narrativas (auto)biográficas, os significados por eles atribuídos a sua autonomia, considerando desafios, experiências e profissionalização. Essa abordagem enfatiza o duplo aspecto da pesquisa narrativa, tanto como uma forma de valorização da subjetividade para a investigação e compreensão dos contextos sociais e culturais em que estão inseridos/as os/as educadores/as, quanto de desenvolvimento pessoal e profissional, valiosa para a (auto)formação docente. Ao adotar uma perspectiva de epistemologia da prática, a pesquisa examinará os saberes dos professores e como esses saberes se relacionam com o ato de narrar, o que possibilitará uma compreensão mais profunda dos contextos e interpretações das experiências de ensino. Abordará conceitos relevantes ligados à profissionalidade dos docentes, como os saberes profissionais, a proletarização do trabalho e a perda de autonomia, com base nas perspectivas de autores como Paulo Freire e José Contreras. Ressalta a importância de reconhecer o contexto da pesquisa narrativa como uma ontologia na pesquisa educacional, desafiando as abordagens tradicionais de cunho positivista. Isso reforça a validade da narrativa como uma abordagem legítima, capaz de promover a (auto)formação por meio da reflexão crítica das experiências, contribuindo, assim, para o fortalecimento da autonomia do professor. A pesquisa será conduzida em duas etapas. A primeira envolve a obtenção de informações dos participantes por meio de um questionário online. Serão abordados temas como as experiências de vida, suas percepções sobre a autonomia docente, os desafios profissionais enfrentados e possíveis relações observadas entre as experiências e a prática profissional. A interpretação das respostas permitirá a seleção de participantes para a segunda etapa, que envolverá entrevistas narrativas mais aprofundadas. No cerne da pesquisa está a oferta de uma perspectiva inovadora sobre o papel das narrativas na formação e desenvolvimento profissional de professores, destacando a relevância das histórias de vida como um elemento fundamental para a prática e a autonomia dos docentes.

Externa à Instituição - ASSICLEIDE DA SILVA BRITO - UEFS
Interna - 1525511 - JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
Presidente - ***.719.810-** - MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL - UnB
Interna - 2654011 - MARIA RITA AVANZI