Banca de DEFESA: DIOGO PACHER FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOGO PACHER FERREIRA
DATA : 08/12/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Formato híbrido: dependências do IQ/UnB e via Teams
TÍTULO:

Lutas pela resistência e processos de legitimação de contextos de formação de professores: sobrevivendo à cultura e tecendo possibilidades críticas


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores, Pequeno Grupo de Pesquisa, resistência, questões sociocientíficas


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida busca valorizar as ações que geram resistência à crise formativa estabelecida dentro da educação. As influências da razão instrumental, guiada por uma sociedade neoliberal, têm favorecido o rompimento com os processos reflexivos gerando reflexões mecânicas sem autenticidade. Dessa forma, o caminho entre o desejo por emancipação e o próprio processo emancipatório está marcado por contradições que dificultam com o cumprimento dessas expectativas. Diante do declínio da formação cultural e científica, os Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP), constituído por membros da universidade e da escola em um contexto de formação de professores, surgem como alternativa que busca valorizar um projeto formativo crítico e autêntico. Com embasamento no constructo teórico de resistência desenvolvido por Henry Giroux, entendemos que os PGP têm buscado fomentar ações que criam um movimento de resistência a cultura opressora fomentada pelo neoliberalismo, especialmente, na formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo identificar as ações desenvolvidas no PGP que viabilizam movimentos de resistência a uma lógica semiformativa. Para tanto, valorizamos dois aspectos principais: a história do PGP representada na literatura científica e o diálogo com integrantes dessa história. De natureza qualitativa e fundamentada epistemologicamente na dialogicidade de Paulo Freire, resgatamos nas memórias a história pronunciada por oito sujeitos que participaram de PGP. Os diálogos foram conduzidos no formato de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo. As análises foram feitas a partir da ótica de duas grandes categorias: i) qualificação das forças hegemônicas no âmbito da formação docente e da vida escolar; ii) condições, ações e conteúdo da formação contra-hegemônica. Os resultados mostram que o esforço para horizontalizar a relação universidade-escola permitiu uma aproximação formativa entre as instituições e abriram espaços para um olhar sobre a realidade concreta da escola. No entanto, foi verificado que essa relação é mediada pelos aspectos neoliberais do sistema, os quais têm dificultado os avanços formativos. A práxis realizada no “chão da escola” e desenvolvida com professores permitiu identificar aspectos da cultura intrínsecos ao contexto que foram determinantes para uma configuração crítica e política de resistência. A abordagem com Questões Sociocientíficas (QSC) mostrou-se importante para uma conformação de resistência aos modelos tradicionais engendrados na falsa neutralidade da ciência.  Por fim, entendemos que o esvaziamento dos espaços formativos é um projeto neoliberal para concretizar a lógica reprodutora e conteudista dos espaços educativos. É preciso ter um olhar sensível para as relações que intermediam o trabalho e a formação para que a esperança não se perca em meio aos esgotamentos promovidos pela desvalorização da docência. Nesse sentido, entendemos que o PGP é um projeto que não está blindado das investidas neoliberais, mas que, alinhado com a perspectiva dialógica, tem uma configuração formativa crítica e oferece oportunidade teórica que fortalece os sentidos de luta e resistência na formação continuada de professores


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 2544016 - DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
Interno - ***.374.469-** - RODRIGO DIEGO DE SOUZA - UFSC
Externa à Instituição - LIZETE MARIA ORQUIZA DE CARVALHO - UNESP
Notícia cadastrada em: 01/12/2023 10:15
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