Banca de QUALIFICAÇÃO: Elaine Cunha Morais

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Elaine Cunha Morais
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Plataforma Teams

A atuação docente nas feiras de ciências na escola: problemas e perspectivas na promoção da alfabetização científica

Alfabetização Científica; Feira de Ciências; Formação de Professores.

Atualmente as práticas pedagógicas que são desenvolvidas em salas de aula nos levam a refletir como são  realizadas as  Feiras de Ciências (FC) como promoção da Alfabetização Científica (AC) visando a aprendizagem dos estudantes em escolas de Educação Básica e principalmente como os professores de Ciências da Natureza atuam durante o processo de orientações de projetos das FC. Dessa forma, a questão problema a ser investigada versa sobre: quais as razões pelas quais os professores não atuam de forma efetiva nas FC para a promoção da AC nas orientações de projetos científicos em escolas de Ensino Médio no município de Barreiras/Bahia? Nesse intuito, o objetivo geral consiste em investigar quais dificuldades dos professores para a promoção da AC em FC para orientações de projetos científicos escola. Para delinear esse processo de investigação seguiremos com os seguintes objetivos específicos: i) investigar quais escolas desenvolvem FC e a participação dos professores nas atividades; ii) mapear as justificativas dos professores que participam efetivamente da FC; iii) compreender os motivos pelos quais os professores se sentem desmotivados a orientarem os trabalhos da FC; iv) identificar nos professores conhecimentos sobre Ciência, Tecnologia e AC e a sua importância na formação dos estudantes; v) investigar a relação que os professores fazem entre AC e FC. Para isso, escolhemos a abordagem metodológica utilizando entrevista semiestruturas como instrumento para coleta de dados direcionados aos sujeitos da pesquisa que serão docentes de escolas públicas e particulares do município de Barreiras/Bahia que trabalham não estão envolvidos nas FC. O fundamento teórico dessa pesquisa versará sobre a AC na perspectiva de Sasseron e Carvalho (2017), Lorenzetti (2017), Chassot (2018) que se faz presente no processo de investigação de objeto de pesquisa nas FC. Como embasamento do histórico das FC utilizaremos as literaturas de Mancuso (2000). Na perspectiva da Epistemologia da Ciência com os autores Lopes (1996); Bachelard (1996) a partir dos obstáculos epistemológicos, os quais analisaremos as concepções de professores sobre Ciências. Também, considerando amplitude das investigações em objetos do cotidiano será necessário incluir Ciência; Tecnologia (Chalmers, Lopes, Veraszto, Silva, Miranda), o papel da experimentação (Silva; Zanon, 2000) e por fim Giroux (2019) que contribuirá na perspectiva crítico- emancipatória na formação de professores nesse processo.

Interno - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Externa à Instituição - MAYARA SOARES DE MELO - UFBA
Interna - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Interno - ***.648.408-** - ROBERTO RIBEIRO DA SILVA - UnB