Banca de QUALIFICAÇÃO: Paula Elias de Sá

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paula Elias de Sá
DATA : 21/12/2023
LOCAL: Plataforma Teams

O que não me contaram sobre as Licenciaturas em Ciências Naturais? Condições de possibilidade para pensar a formação do professor de Ciências

Licenciaturas em Ciências Naturais; Disciplina escolar Ciências; Currículo; Abordagem Discursiva; Discurso.

A disciplina escolar Ciências é uma disciplina consolidada no currículo escolar e de fundamental importância, já que esta disciplina se encarrega de lecionar sobre conhecimentos científicos e cotidianos, contribuindo, assim, para a constituição de um estudante crítico e preocupado com o mundo a sua volta. Mesmo esta disciplina estando no currículo escolar há muitos anos, é somente após os anos 2000 que surgem, com expressividade, as Licenciaturas em Ciências Naturais (LCN) encarregadas em formar professores para lecionar nesta disciplina. Primeiro, o curso que formava profissionais encarregados em lecionar nesta disciplina era o curso de História Natural, seguido de críticas à não adequação curricular, as Licenciaturas em Biologia assumiram o papel de formar professores para esta disciplina escolar. Mais uma vez, este curso também sofreu críticas relativas a uma não adequação para lecionar a disciplina escolar ciências e assim foram criadas as Licenciaturas Curtas que, para além de formar professores aptos a atuar na disciplina escolar Ciências, também era uma iniciativa que visava superar o cenário na falta de professores no Brasil. As Licenciaturas Curtas sofreram grandes críticas por serem cursos tecnicistas, o que resultou na extinção destes cursos. Só mais recentemente é que se passou a observar a criação com maior notoriedade desses cursos, o que nos faz questionar: Quais foram as condições de possibilidade que proporcionaram a emergência deste curso após os anos 2000? Por isso, se faz necessário pesquisar como, no tempo presente, foi possível pensar uma formação específica para a docência no âmbito da disciplina escolar Ciências, considerando que o território dessa disciplina está em permanente disputa pelos profissionais identificados com as Ciências da Natureza. Por isso, esta pesquisa investe esforços na compreensão de aspectos relativos ao poder e às posições que são ocupadas por cada sujeito e como essas posições possibilitam que alguns discursos sejam ditos. A presente proposta de trabalho não tem como objetivo criar juízos sobre como o ensino de Ciências tem sido realizado ou se as Licenciaturas em Ciências Naturais constituem as experiências formativas mais adequadas para produzir o docente que se quer para atuação no âmbito dos anos finais do ensino fundamental, na disciplina escolar Ciências. De forma distinta, o objetivo é o exercício da crítica. Crítica no sentido de visibilizar quais são os efeitos de poder que vêm sendo construídos por intermédio desses discursos sobre as Licenciaturas em Ciências Naturais. O objetivo geral deste projeto é investigar, utilizando abordagem discursiva, inspirada nos estudos Foucaultianos, os discursos curriculares a respeito dos cursos de LCN, buscando compreender quais foram as condições de possibilidade que propiciaram, sobretudo a partir dos anos 2000, a emergência desses cursos no Brasil. Os objetivos específicos desse trabalho são os seguintes: (i) analisar os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de LCN, buscando identificar as regularidades discursivas no que diz respeito às justificativas para criação desses cursos; e (ii) pesquisar nas políticas curriculares, como as de formação docente, de expansão da rede universitária, entre outras, as condições de possibilidades que que permitem pensar nessa formação em especial no tempo presente.

Presidente - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 2544016 - DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
Externa à Instituição - MARIA MARGARIDA GOMES - UFRJ
Interno - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR