Banca de DEFESA: Roseane Freitas Fernandes

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Roseane Freitas Fernandes
DATA : 06/02/2024
LOCAL: Plataforma Teams

Contribuições da Educação CTS na formação inicial de professores de química: desafios e possibilidades a partir de percepções de docentes formadores

Educação CTS; Autonomia docente; Formação inicial de professores; Licenciatura em Química.

A Educação CTS tem influenciado o processo de formação profissional docente, requerendo cada vez mais criticidade e abordagens interdisciplinares e contextualizadas dos conhecimentos a partir da problematização das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Nesse contexto, investigações da área de Ensino de Ciências apontam para a importância das práticas curriculares CTS nos processos formativos de professores como uma das formas de contribuir para a construção da autonomia docente e a transformação social. Diante disso, este trabalho buscou compreender concepções, desafios e possibilidades formativas apresentadas nos discursos de docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Química em universidades públicas brasileiras acerca do desenvolvimento de práticas curriculares na perspectiva da Educação CTS. A fundamentação teórica-metodológica está ancorada na educacional crítica com articulação entre os pressupostos do educador Paulo Freire e da Educação CTS no Ensino de Ciências, perante uma abordagem qualitativa-exploratória de pesquisa na produção e análise de dados. Para entendimentos acerca da Educação CTS no contexto da formação inicial de professores de química, delineou-se dois caminhos metodológicos que se complementam, sendo o primeiro de cunho teórico com levantamento das produções acadêmicas em teses e dissertações brasileiras; e o segundo de caráter empírico com a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco docentes formadores que têm o CTS como objeto de suas pesquisas. Todos os dados produzidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva/ATD e emergiram categorias, redundando na produção de metatextos. A análise das teses e dissertações selecionadas permitiu identificar características teórico-metodológicas e ênfases à formação docente em química na perspectiva CTS, relacionadas ao: (i) desenvolvimento de concepções sobre as inter-relações CTS e sua inserção no ensino de química; (ii) às potencialidades da perspectiva CTS na formação docente e (iii) à organização curricular dos cursos de Licenciatura em Química. Já a análise das entrevistas, possibilitou reconhecer aspectos formativos em CTS, que foram discutidos em duas etapas. Na primeira etapa, discutiu-se temáticas principais sobre: (i) formação CTS e a produção de sentido à prática pedagógica; (ii) aspectos polissêmicos acerca do Ensino de Ciências na perspectiva CTS; (iii) enfrentamentos no desenvolvimento de práticas educativas CTS; (iv) construção de possibilidades curriculares CTS; e (v) potencialidades da Educação CTS à formação docente. Na segunda etapa, discutiu-se compreensões de docentes formadores sobre autonomia docente e dimensões formativas críticas presentes em práticas educativas CTS, que expressam a) protagonismo, encorajamento e engajamento docente/discente no contexto da prática profissional; b) problematização de relações CTS a partir de temáticas do cotidiano social/cultural e da contextualização dos conhecimentos químicos; e c) processos interativos e colaborativos para a constituição de professores reflexivos e críticos. Os resultados apontam que a Educação CTS se mostra promissora e potencializadora para o desenvolvimento de dimensões formativas críticas na formação inicial de licenciandos em química e também na formação continuada de docentes formadores, promovendo reconfigurações curriculares e a construção da autonomia docente. Ao mesmo tempo, ressalta-se a necessidade de refletir criticamente sobre a formação inicial de professores de química, assim como criação e fortalecimento de espaços e tempos de diálogo permanente sobre conhecimentos ou saberes no exercício da docência, como modo de viabilizar o desenvolvimento de práticas educativas CTS em todos os níveis escolares/acadêmicos.

Externa à Instituição - JOSIVÂNIA MARISA DANTAS - UFRN
Externa ao Programa - 1043639 - JHENIFFER MICHELINE CORTEZ - nullPresidente - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Interna - ***.325.970-** - ROSELINE BEATRIZ STRIEDER - UFSC
Externo à Instituição - ÁLVARO CHRISPINO - CEFET/RJ