O RPG como Instrumento de Coleta de Dados para a Avaliação da Aprendizagem em Química segundo a Taxionomia dos Objetivos Educacionai
Avaliação da Aprendizagem, Taxionomia dos Objetivos Educacionais, Role Playing Game
Essa tese de doutorado, em sua versão para qualificação, é proveniente de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso e apresenta como objeto de estudo o jogo de Role Playing Game (RPG) como instrumento para coleta de dados na Avaliação da Aprendizagem. Desse modo, para conseguirmos estudar esse objeto elaboramos a pergunta problematizadora a seguir: como um jogo de RPG do tipo Live Action pode ser utilizado para avaliar com base na Taxionomia dos Objetivos Educacionais a aprendizagem de conceitos que envolvem a estrutura e a forma das moléculas? Para nos ajudar a responder essa pergunta problema a nossa pesquisa teve o seguinte objetivo geral: compreender como um jogo de RPG do tipo Live Action pode ser construído baseado na Taxionomia dos Objetivos Educacionais e utilizado como instrumento de coleta de dados para a avaliação de conceitos relacionados à forma e à estrutura molecular. Para isso, dividimos essa tese em 04 partes. A primeira parte é composta pela Introdução e apresenta elementos basilares que conduzem o leitor para o entendimento do restante desse texto. A segunda parte é o Referencial Teórico, que está dividido em 03 capítulos que dissertam a respeito: i) dos autores clássicos e contemporâneos do Lúdico no Ensino de Química; ii) do RPG e de uma análise das produções acadêmicas no ensino de Química, Física e Biologia; e iii) da Avaliação da Aprendizagem com foco na Taxionomia dos Objetivos Educacionais. Já a terceira parte desse texto é intitulada de Método e apresenta os pressupostos metodológicos que guiaram a pesquisa que deu origem a esta versão preliminar de tese de doutoramento, bem como explicitamos como o jogo de RPG denominado de: Um Crime na Purdue Produtos Químicos foi construído com base na Taxionomia dos Objetivos Educacionais de Benjamin Bloom. Por último, listamos os próximos passos que serão realizados para a conclusão desse texto.