Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Política de Proteção de Dados Pessoais. Para saber como a UnB trata os dados, acesse a Política de cookies. Se você concorda, clique em Ciente.

Banca de QUALIFICAÇÃO: Cleberson Souza da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cleberson Souza da Silva
DATA : 28/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

 O RPG como Instrumento de Coleta de Dados para a Avaliação da Aprendizagem em Química segundo a Taxionomia dos Objetivos Educacionai


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da Aprendizagem, Taxionomia dos Objetivos Educacionais, Role Playing Game


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Essa tese de doutorado, em sua versão para qualificação, é proveniente de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso e apresenta como objeto de estudo o jogo de Role Playing Game (RPG) como instrumento para coleta de dados na Avaliação da Aprendizagem. Desse modo, para conseguirmos estudar esse objeto elaboramos a pergunta problematizadora a seguir: como um jogo de RPG do tipo Live Action pode ser utilizado para avaliar com base na Taxionomia dos Objetivos Educacionais a aprendizagem de conceitos que envolvem a estrutura e a forma das moléculas? Para nos ajudar a responder essa pergunta problema a nossa pesquisa teve o seguinte objetivo geral: compreender como um jogo de RPG do tipo Live Action pode ser construído baseado na Taxionomia dos Objetivos Educacionais e utilizado como instrumento de coleta de dados para a avaliação de conceitos relacionados à forma e à estrutura molecular. Para isso, dividimos essa tese em 04 partes. A primeira parte é composta pela Introdução e apresenta elementos basilares que conduzem o leitor para o entendimento do restante desse texto. A segunda parte é o Referencial Teórico, que está dividido em 03 capítulos que dissertam a respeito: i) dos autores clássicos e contemporâneos do Lúdico no Ensino de Química; ii) do RPG e de uma análise das produções acadêmicas no ensino de Química, Física e Biologia; e iii) da Avaliação da Aprendizagem com foco na Taxionomia dos Objetivos Educacionais. Já a terceira parte desse texto é intitulada de Método e apresenta os pressupostos metodológicos que guiaram a pesquisa que deu origem a esta versão preliminar de tese de doutoramento, bem como explicitamos como o jogo de RPG denominado de: Um Crime na Purdue Produtos Químicos foi construído com base na Taxionomia dos Objetivos Educacionais de Benjamin Bloom. Por último, listamos os próximos passos que serão realizados para a conclusão desse texto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Hawbertt Rocha Costa - UFMA
Presidente - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Interna - 1244879 - EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
Interna - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Notícia cadastrada em: 17/07/2023 15:47
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app10.sigaa10