Banca de QUALIFICAÇÃO: Marina Ronchesel Ribeiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marina Ronchesel Ribeiro
DATA : 24/10/2023
LOCAL: Vídeoconferência

PARTICIPAÇÃO ESCOLAR COMO FREIO À VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE EM PAINEL DINÂMICO DOS ESTADOS BRASILEIROS PARA O PERÍODO ENTRE 2008 E 2019

Economia do Crime; educação; abandono escolar; violência, métodos quantitativos.

O crime e a violência estão presentes no dia a dia, tornando um constante objeto de estudo. Este trabalho buscou analisar o impacto da participação em atividades escolares (mensurada pela taxa de abandono do ensino médio) sobre a criminalidade nos estados brasileiros (mensurada pela taxa de homicídios), no período compreendido entre 2008 e 2019. Tendo em vista os problemas econométricos presentes na maioria dos trabalhos desta área, optou-se por utilizar um painel dinâmico, aplicando o método de Arellano e Bond (1991) com intuito comparativo. Para a construção dos modelos, foram utilizados dados oriundos do Atlas da Violência, do Censo Escolar, da Pnad Contínua, do Datasus, do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e do IBGE. Os resultados obtidos apontam que taxa de abandono do ensino médio foi estatisticamente significativa e apresentou sinal positivo, ou seja, valores cada vez maiores de tal variável acarretam valores maiores da taxa de homicídios. Esse efeito se intensifica entre indivíduos com idade entre 15 e 29 anos. Assim, políticas públicas voltadas à melhorarias na qualidade da educação e que gerem incentivos a uma maior participação nas atividades escolares, podem ser úteis na busca pela redução da violência.

Externo à Instituição - ARICIERI DEVIDÉ JÚNIOR - UEL
Interno - 2081566 - PAULO ROBERTO AMORIM LOUREIRO
Externo à Instituição - TITO BELCHIOR SILVA MOREIRA - UCB
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 15:14