Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME VIANA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME VIANA FERREIRA
DATA : 05/06/2024
LOCAL: video conferência

Dinâmicas de Escolha e Sucesso no Ensino Superior: Uma Abordagem de Modelagem Baseada em Agentes e Análise de Evasão no Brasil

Educação Superior. Evasão. Acesso ao Ensino Superior. Modelagem Baseada em Agentes.

A pesquisa pretende investigar os fatores que influenciam a escolha e a evasão no ensino superior brasileiro. Utilizando uma abordagem inovadora de modelagem baseada em agentes, a pesquisa busca simular e prever comportamentos de ingresso na educação superior, integrando variáveis pessoais, sociais e econômicas, em diferentes contextos de políticas públicas. Além disso, o estudo irá analisar como determinantes socioeconômicos, pessoais, pré-graduação, acadêmicos, institucionais e curriculares impactam a decisão dos alunos de continuar ou abandonar os estudos. O objetivo é fornecer uma compreensão abrangente das dinâmicas de escolha e sucesso no ensino superior, informando políticas de suporte e estratégias de retenção para promover não só a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes, mas também a ampliação do acesso.

Externo à Instituição - ADRIANO SOUZA SENKEVICS - INEP
Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interno - 1981130 - RAFAEL TERRA DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 03/06/2024 09:43