Mulheres na Economia: uma análise por diferentes perspectivas
bibliometria, , economia, gênero, mulheres
Este projeto tem como propósito realizar uma investigação científica dentro de uma temática: a relação entre a ciência econômica e as mulheres. É certo que a temática, da maneira como apresentada, é demasiadamente ampla. Portanto, foi necessário afunilá-la, de modo a obter objetos de pesquisa específicos e analisáveis do ponto de vista científico – e, para isso, foram escritos três ensaios independentes.
O primeiro e o segundo ensaios realizarão investigações bibliométricas sobre com as pesquisas acadêmicas, no âmbito da ciência econômica, têm discutido sobre as mulheres. Enquanto o primeiro ensaio focará na investigação a partir de periódicos acadêmicos heterodoxos, o segundo investigará os periódicos acadêmicos ortodoxos. A partir desses ensaios, é possível compreender i) quais são as temáticas mais estudadas pelos pesquisadores, ii) quais são as ou os autores em maior evidência, iii) quais são as redes de colaboração e iv) os países/instituições em destaque, além de observar se v) existe uma diferenciação entre as abordagens ortodoxas e heterodoxas das temáticas tratadas nos artigos científicos publicados em periódicos de relevância acadêmica.
O terceiro ensaio analisará, a partir de uma base de dados inédita, a trajetória de mulheres economistas e pesquisadoras brasileiras, buscando evidenciar a existência de padrões e relações entre o i) perfil sociodemográfico e acadêmico das economistas ii) análise de redes e hierarquias acadêmicas, iii) indicadores de excelência acadêmica, e iv) indicadores de mobilidade acadêmica. O cronograma deste projeto está no ANEXO I.