Banca de DEFESA: Maria Carolina Correia Marques

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maria Carolina Correia Marques
DATA : 27/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: A defesa será realizada por videoconferência
TÍTULO:

Setor de transporte rodoviário de cargas e os efeitos da política de pisos mínimo nos fretes para a economia brasileira


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo de equilíbrio geral computável; modelo de EGC; avaliação de impacto econômico; transporte; frete; cargas; política de pisos mínimos de frete rodoviário de cargas; tabela do frete.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Esta tese analisa o contexto e os impactos da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, conhecida como tabela de preço mínimo do frete. O tabelamento do frete foi uma das medidas anunciadas para terminar a greve dos caminhoneiros de 2018 e já está em vigor por quase quatro anos. É apresentado um retrato do setor de transporte rodoviário de cargas, o contexto econômico e político anterior e atual da política, suas consequências sobre as decisões dos agentes econômicos e políticos. Também é apresentado um histórico das tabelas divulgadas, com mapeamento das mudanças metodológicas pelas quais passou a política e uma avaliação sobre a influência dos grupos de interesse nos valores determinados nas tabelas. Para avaliar o impacto econômico da Política, foi calibrado um modelo de equilíbrio geral computável, nacional, estático, baseado no modelo ORANI-G, com abertura para o transporte rodoviário de cargas. A tese mostra que, entre 2018 e 2019, a Política de Pisos Mínimos estabeleceu valores acima dos preços que seriam determinados pelo mercado sem ela, com consequente redução do PIB, do emprego, do consumo das famílias e das exportações.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - TIAGO BARBOSA DINIZ
Externo à Instituição - Cleyzer Adrian da Cunha
Interna - 5161871 - MILENE TAKASAGO
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Interno - 4079124 - VANDER MENDES LUCAS
Notícia cadastrada em: 15/09/2022 14:19
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