Banca de QUALIFICAÇÃO: João Paulo Madureira Horta da Costa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : João Paulo Madureira Horta da Costa
DATA : 06/01/2023
LOCAL: Vídeo Conferência

Repasse cambial baseado em choques – uma análise para países da América Latina

Repasse cambial, inflação, América Latina, BGVAR

O artigo examina o repasse cambial considerando a fonte do choque que impacta a economia. Com um modelo Bayesiano Global VAR (BGVAR), o repasse cambial é analisado para 5 países latino-americanos: Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. O modelo é estimado com métodos bayesianos e identificado via restrições de sinais. A estimação via BGVAR nos permite considerar spillovers entre os países refletindo as reais condições quando os choques afetam as economias. Quatro choques domésticos são considerados para cada país Latino-americano: um choque na taxa de câmbio, um choque no prêmio de risco, um choque de política monetária e um de demanda. O choque de demanda possui a maior magnitude do repasse cambial ao passo que o choque na taxa de câmbio tem a menor magnitude. Adicionalmente, dois choques regionais são considerados: um representando uma política monetária regional, na qual a taxa de juros de toda a região se eleva ao mesmo tempo e outro representando um choque no prêmio de risco de toda a região. Para a maioria dos países o repasse cambial referente a esses choques regionais é menor do que o repasse cambial de sua contraparte doméstica. Finalmente, são analisados dois choques de origem global: um choque de incerteza e um choque de demanda/commodities. O choque de incerteza reduz a atividade econômica e deprecia a taxa de câmbio, culminando em um repasse cambial negativo no médio prazo. O choque de commodities/demanda eleva a atividade econômica e aprecia a taxa de câmbio, possuindo um repasse cambial neutro ou negativo através do tempo.

Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ ROSSI JÚNIOR - BID
Presidente - 2262223 - MARINA DELMONDES DE CARVALHO ROSSI
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 10:47