Banca de DEFESA: Ramiro Jose Cohen Kichik

DISCENTE : Ramiro Jose Cohen Kichik
DATA : 07/07/2023
LOCAL: Vídeo Conferência

Análise do debate do uso de regras versus discricionariedade da política monetária e sobre o papel de Banco Central: Experiências do Brasil e da Argentina no período 1990-2018.

Política Monetária, Banco Central, Regras, Discricionariedade, Inflação, Credibilidade, Argentina, Brasil

O debate sobre a melhor maneira de conduzir a política monetária é de grande relevância na América Latina, onde as altas taxas de inflação têm sido um problema recorrente em diversos países. Este artigo tem como objetivo compreender as principais visões dessa discussão, com ênfase no papel que o Banco Central tem que cumprir de acordo com diferentes correntes de pensamento econômico. Inicialmente, será feita uma breve revisão acerca das origens e dos principais pontos do debate regras versus discricionariedade na condução da política monetária. Em seguida, apresentar-se-á, de forma sucinta, as diferentes teorias econômicas da inflação. Posteriormente, será analisado o papel que desempenham as autoridades monetárias na construção da credibilidade da política monetária, dando ênfase aos regimes de taxa de câmbio fixa e cláusulas de escape, ao conceito de independência do Banco Central, ao regime de metas de inflação e à importância da transparência e da comunicação eficaz. Por fim, realizar-se-á uma análise do desempenho da Argentina e do Brasil em relação às diferentes políticas monetárias adotadas no período de 1990 a 2018. Esse estudo permitirá avaliar como as escolhas de política monetária impactaram o controle da inflação e os resultados econômicos desses países ao longo do tempo. Com isso, busca-se contribuir para uma compreensão mais aprofundada do debate sobre política monetária na América Latina, fornecendo insights sobre as melhores práticas e as lições aprendidas com as experiências passadas.

Interna - 1220662 - ADRIANA MOREIRA AMADO
Externo à Instituição - JOSE ANGELO COSTA DO AMOR DIVINO - UCB
Presidente - 308684 - MAURO BOIANOVSKY
Interno - 3230424 - TOMAS RODRIGUEZ MARTINEZ