Banca de QUALIFICAÇÃO: Sofía Escobar Samurio

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Sofía Escobar Samurio
DATA : 21/07/2023
LOCAL: Vídeo Conferência

O Mercosul e as Cadeias Globais de Valor: é possível se integrar sem se desintegrar?

Mercosul, Cadeias Globais de Valor, Cadeias Regionais de Valor, Integração Econômica, Economia Internacional

Os processos de produção e comercialização estão cada vez mais fragmentados, especializados e regionalizados. As denominadas Cadeias Globais de Valor seriam a nova forma de divisão internacional do trabalho e teriam dado origem a uma nova estrutura analítica que estuda a integração e participação econômica dos países na economia internacional. Nesse contexto o Mercosul é um bloco de integração regional que se encontra estagnado e inclusive retrocedeu em algumas áreas. Embora não pareça caminhar para seu fim tampouco avança para seu objetivo inicial de conformação de um mercado comum. A presente pesquisa procura discutir se é possível para o Mercosul se integrar à Economia Internacional sem se desintegrar regionalmente e quais seriam as possíveis estratégias para o bloco e seus membros. Para tal, propomos o Trilema da Integração como um prisma através do qual pode-se refletir sobre os possíveis caminhos a serem escolhidos pelo Mercosul e seus países-membros. Apenas pode-se escolher entre duas das três opções: integração à economia internacional, a soberania nacional ou a integração regional; dando como resultado três possíveis estratégias.

Externo à Instituição - PEDRO SILVA BARROS - IPEA
Presidente - 2964829 - DANIELA FREDDO
Interna - 404652 - MARIA DE LOURDES ROLLEMBERG MOLLO
Notícia cadastrada em: 12/07/2023 10:14