Banca de DEFESA: Zenaide Rodrigues Ferreira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Zenaide Rodrigues Ferreira
DATA : 08/08/2023
LOCAL: Vídeo Conferência

Incorporando os efeitos do clima na medida de progresso técnico: uma análise para a agricultura brasileira.

Produtividade agrícola; índice de seca, anomalia climática; progresso técnico; agricultura brasileira; painel de efeitos fixos, translog.

A presente tese tem como objetivo incoporar os efeitos de variações climáticas na medida de progresso técnico da agricultura brasileira. O progresso técnico é definido de forma residual e representa a parcela do crescimento do produto agropecuário que não é explicada pelo aumento da quantidade dos insumos empregados. Adicionar a dimensão climática nessa análise, amplia as potenciais fontes do crescimento da produção, permitindo a construção de uma medida de produtividade mais completa. Para isso, foi estimada, por meio de um painel de efeitos fixos, uma função de produção flexível translog para a agricultura brasileira, abrangendo os três últimos Censo Agropecuários dos anos de 1995, 2006 e 2017, e ajustada em nível de microrregão geográficas. O período analisado é relevante, pois é quando o Brasil se consolida como um player mundial na produção de alimentos, sendo o aumento da produtividade um fator determinante desse desempenho. A dimensão climática foi adicionada na forma de uma anomalia de clima, especificada por meio de um indicador de seca, expressando variações climáticas de curto prazo potencialmente relevantes para o produto da agropecuária brasileira no período analisado. O resultado da estimação da função de produção sem a variável de clima reportou uma   média anual de progresso técnico igual a 1,4%, com elasticidades dos  fatores de produção coerentes com a trajetória de crescimento da agricultura brasileira. A estimação da função de produção com a inclusão do indicador de seca teve efeito esperado, negativo, e estatisticamente significativos sobre o produto da agropecuária brasileira. As elasticidades dos  fatores de produção permaneceram coerentes com a trajetória de crescimento do setor. No âmbito do progresso técnico, a medida fornecida com a estimação foi estatisticamente significativa e igual a 1,8%, um valor maior do que o obtido sem a inclusão da dimesão climática ao modelo. Isso mostra que os esforços para eliminar o resíduo não explicado pelo crescimento dos insumos são importantes para a obtenção de uma medida mais ajustada da mudança técnica, permitindo uma melhor compreensão dos determinantes do crescimento desse importante setor.

Externo à Instituição - CARLOS ANDRES CHARRIS VIZCAINO - UCB
Interno - 403969 - JORGE MADEIRA NOGUEIRA
Externo à Instituição - JOSE GARCIA GASQUES - MAPA
Presidente - 993687 - MARCELO DE OLIVEIRA TORRES