Banca de QUALIFICAÇÃO: Thiago Trafane Oliveira Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thiago Trafane Oliveira Santos
DATA : 11/12/2023
LOCAL: Vídeo Conferência

: Ensaios sobre heterogeneidade de firmas e má alocação de recursos devido a poder de mercado

PTF, má alocação, modelo de Cournot, tamanho das firmas, lei de Zipf

Este trabalho é composto por três artigos que exploram a interação entre heterogeneidade de firmas e má alocação de recursos devido a poder de mercado. O primeiro artigo aborda a Lei de Zipf, que afirma que a probabilidade de uma variável ser maior que x é inversamente proporcional a x. Mais especificamente, este artigo avalia se essa ``lei'' se aplica à distribuição do tamanho das empresas pelo número de funcionários no Brasil. Utilizamos dados anuais agrupados públicos do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), mantido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que abrange todas as organizações formais. Constatamos que a Lei de Zipf fornece uma aproximação muito boa, embora não perfeita, para os dados de cada ano entre 1996 e 2020 em nível nacional e também para os setores de agricultura, indústria e serviços isoladamente. No entanto, uma distribuição lognormal também apresenta bom desempenho e inclusive supera a Lei de Zipf em alguns casos. No segundo artigo, desenvolvemos um modelo de Cournot estático que, utilizando principalmente dados macroeconômicos, decompõe a produtividade total dos fatores (PTF) em componentes de tecnologia e eficiência alocativa, medida pela distância da alocação ótima. Nossa abordagem é complementar aos métodos existentes na literatura de contabilidade do crescimento, que utilizam modelos altamente gerais, que não impõem nenhuma estrutura de mercado específica, mas exigem dados no nível das empresas que dificilmente estão disponíveis. Aplicando o modelo proposto ao Brasil entre 2000 e 2019, identificamos um aumento na eficiência alocativa, refletindo a elevação observada na participação da renda do trabalho e, portanto, a estimada queda no markup agregado do país, em forte contraste com o observado na maioria dos países desenvolvidos. Além disso, constatamos que os ciclos na PTF brasileira são principalmente devidos à eficiência alocativa, sendo que o boom econômico de meados dos anos 2000 é explicado essencialmente pelos ganhos de eficiência. O componente tecnológico da PTF cresce de maneira muito mais estável, em torno de 0,8-0,9% ao ano, sugerindo que reflete características estruturais da economia. Por fim, o terceiro artigo aplica o modelo de Cournot desenvolvido no segundo para a Penn World Table, decompondo a PTF entre 1950 e 2019 para até cem países. Utilizando essa decomposição, reexaminamos importantes fatos do crescimento econômico. Por um lado, avaliamos o desempenho dos países mais ricos, medindo-o nos Estados Unidos. Constatamos que mudanças na má alocação podem impactar significativamente o crescimento de curto prazo. Por exemplo, entre 2001 e 2007, os EUA apresentaram uma notável melhoria tecnológica associada a uma queda na eficiência alocativa, sugerindo que o boom das empresas ponto com e os avanços na tecnologia da informação levaram a ganhos de produtividade, mas concentrados em certas empresas. Por outro lado, examinamos o desempenho econômico ao redor do mundo. Nossa análise revela que a má alocação desempenha um papel significativo na explicação das diferenças de renda entre países, principalmente para as nações mais pobres, embora uma parte substancial permaneça inexplicada. Em contraste, a má alocação não se mostra claramente relevante para explicar as variações no crescimento econômico, tanto entre países quanto ao longo do tempo. Por fim, o limitado suporte à hipótese de convergência na eficiência alocativa sugere que a má alocação está relacionada mais a fatores de longa duração específicos de cada país, como as instituições, do que a fenômenos transitórios, como a difusão de inovações.

Presidente - 1642911 - DANIEL OLIVEIRA CAJUEIRO
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Externo à Instituição - TOMAS RODRIGUEZ MARTINEZ - Insper
Notícia cadastrada em: 01/12/2023 11:50