Banca de QUALIFICAÇÃO: Alexsandro Barreto Gois

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alexsandro Barreto Gois
DATA : 16/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

LONGO E DESAFIADOR CAMINHO ATÉ O PIB VERDE. SERÁ POSSÍVEL SUPLANTAR OBSTÁCULOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS DO ATUAL SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS (SCN) POR MEIO DO SISTEMA DE CONTAS ECONÔMICAS AMBIENTAIS (SCEA)? ENSAIOS EM MACROECONOMIA AMBIENTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Contabilidade Nacional; Sistema de Contas Nacionais; PIB; Contabilidade Ambiental Nacional; Sistema de Contas Econômicas Ambientais; PIB Verde. 


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Historicamente, o mainstream da economia desenvolveu os pressupostos básicos do sistema econômico considerando um sistema fechado em que não há interação com elementos externos. Contudo, após o aumento dos níveis de industrialização e da agropecuária, houve um significativo incremento na poluição, na degradação ambiental e mudanças climáticas, fatos que trouxeram à tona a preocupação quanto às consequências que o sistema econômico gera ao meio ambiente. Apesar de o meio ambiente não ser considerado como participante do sistema econômico, este interfere diretamente e é requerido para o funcionamento da economia. Com o aprofundamento dos debates sobre as interações que ocorrem entre os sistemas econômico e ambiental, percebeu-se que existem entradas de energia e materiais (originados do meio ambiente) no sistema econômico, dando suporte ao argumento de que o sistema econômico é um sistema aberto, estando inserido num sistema maior, que é o sistema ambiental, ou sistema da biosfera. Essa questão demonstra a necessidade de incluir essas relações em um sistema de forma integrada. Nesse sentido, a Macroeconomia Ambiental e a Contabilidade Ambiental Nacional devem, juntas, utilizar os pressupostos básicos para trazer indicadores adequados por meio da integração das informações ambientais às econômicas, proporcionando uma visão mais completa das relações entre os sistemas. Além de tentar responder às críticas dos indicadores do Sistema de Contas Nacionais, que é a base para o cálculo do PIB, desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas. Para isso, este capítulo tem como objetivo iniciar uma discussão contextualizada sobre as relações entre a atividade econômica e seus impactos no meio ambiente, levando em consideração a necessidade de preservação do patrimônio ecológico nacional. O resultado principal foi o desenvolvimento do referencial teórico, em que foi realizada a discussão contextualizada sobre as relações entre os sistemas econômico e ambiental e a necessidade da evidenciação das informações ambientais num sistema, por meio de ajustes ou desenvolvimento de outro mais adequado, para a proposição de uma metodologia para o cálculo do PIB Verde por meio do SCEA. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 403969 - JORGE MADEIRA NOGUEIRA
Externo à Instituição - JOSE GARCIA GASQUES - IPEA
Interno - 1304779 - LUCAS VITOR DE CARVALHO SOUSA
Notícia cadastrada em: 02/02/2024 09:17
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app45_Prod.sigaa39