Banca de DEFESA: JULLY EVELYN DE SOUSA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULLY EVELYN DE SOUSA SANTOS
DATA : 20/12/2024
HORA: 10:00
LOCAL: online
TÍTULO:

ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA ERA DA COVID-19: uma Metapesquisa


PALAVRAS-CHAVES:

metapesquisa; ensino de línguas estrangeiras; Covid-19; Linguística Aplicada.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

Esta dissertação situa-se epistemologicamente no campo da Linguística Aplicada (LA) brasileira do Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo principal é compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras durante a pandemia de COVID-19 no âmbito da educação básica. Além disso, busca-se organizar o conhecimento produzido em LA durante este período e facilitar sua disseminação. Para alcançar esses objetivos, três objetivos específicos são delineados: primeiro, identificar e categorizar os principais desafios enfrentadas por professores e alunos na adaptação ao ensino remoto na educação básica, com foco específico no ensino de línguas; segundo, examinar as estratégias pedagógicas e tecnológicas implementadas para mitigar esses desafios e promover um ensino eficaz; e terceiro, analisar os resultados de pesquisas sobre o ensino de línguas durante a pandemia para compreender o que se passou nesse período e identificar recomendações que possam facilitar a transição para o ensino presencial, contribuindo para a continuidade e melhoria do processo de ensino-aprendizagem em um contexto pós-pandemia. Metodologicamente, esta investigação caracteriza-se como uma metapesquisa (FREITAS, 2013, 2018), definida como uma “pesquisa sobre pesquisas”. Essa abordagem tem como objetivo compreender e explicar os processos investigativos relacionados a um tema, área ou campo específico, permitindo uma análise aprofundada e sistemática dos conhecimentos produzidos (MAINARDES, 2021). O corpus de análise reúne 25 artigos selecionados de acordo com os critérios estabelecidos. Como resultado, as pesquisas apontam para uma visão crítica e esperançosa sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, considerando a crise como uma oportunidade “para que novas conexões e agenciamentos se estabeleçam no campo educacional, se soubermos compreender a cultura digital a ponto de tirar proveito pedagógico dela.” (ALMEIDA e SCHEIFER, 2021, p. 1215). Os textos destacam teorias emergentes na área da Linguística Aplicada que refletem novas tendências no ensino de línguas. Entre elas, destacam-se conceitos amplamente discutidos na literatura, como o Inglês como Língua Franca (JENKINS, 2015; SIFAKIS, 2014), a translinguagem (GARCÍA, 2014; LIN, 2017), os multiletramentos (MOITA LOPES, 2006; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2013; THE NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO, 2012, 2013, 2019; COPE; KALANTZIS, 2000; LIBERALI, 2022), o letramento digital (PRENSKY, 2010; DUDENEY et al., 2016; BUZATO, 2007) e a necessidade de fomentar o pensamento decolonial (MIGNOLO, 2008; WALSH, 2013), que busca desconstruir estereótipos culturais associados às línguas estudadas. Além disso, verificou-se a elevada concentração da produção académico-científica nas regiões Nordeste e Sul do país. Portanto, argumenta-se que essa metapesquisa desempenhou um papel significativo ao trazer contribuições relevantes para a área da Linguística Aplicada e ampliando o entendimento sobre os desafios e as possibilidades relacionadas ao ensino de línguas no contexto abordado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Externo à Instituição - IGOR ANTONIO LOURENCO DA SILVA - UFU
Presidente - 3374034 - KYOKO SEKINO
Interno - 3298611 - YUKI MUKAI
Notícia cadastrada em: 10/12/2024 11:47
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app15.sigaa15