Banca de DEFESA: WALYSON ALVES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALYSON ALVES FERREIRA
DATA : 27/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: online
TÍTULO:

CRENÇAS DE PROFESSORES DE ESPANHOL ACERCA DA DIDÁTICA DA LÍNGUA ORAL


PALAVRAS-CHAVES:

língua oral; crenças; professor de espanhol; ensino do espanhol.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Este estudo trata acerca das crenças de professores de espanhol no que diz respeito à didática da língua oral. Autores como Silva (2005), Almeida Filho (1993, 2004), Pajares (1992), Barcelos (2001, 2002, 2003), Barcelos e Vieira-Abrahão (2006), Vieira-Abrahão (2004), Sturm (2007), têm apresentado definições diversas sobre as crenças, que, de maneira geral, são entendidas como as convicções que um indivíduo tem sobre um determinado assunto; construídas e moldadas pelos conhecimentos, aprendizagens e experiências que o ser social passa ao longo da vida. Com relação à língua oral, autores como Cantero (2003, 2023), Blanco (2014), Bartolí Rigol (2005), Pinto (2009), Baralo (2011), Leite Araújo (2021), Correa Lopes (2021), Fonseca de Oliveira e Correa Lopes (2023) ressaltam a sua importância no âmbito do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e/ou segundas, visto que, para esses autores, a língua oral é a própria essência da comunicação, portanto, devido a sua natureza, precisa ser trabalhada de forma interativa nas aulas. A oralidade é fundamental para que os aprendizes desenvolvam suas competências fônicas e por conseguinte suas competências comunicativas na língua meta. Para saber quais são as crenças dos professores de espanhol como língua estrangeira acerca da língua oral e sua didática, foram utilizados os seguintes instrumentos de geração de dados: questionário, entrevistas e observações de aulas, realizadas com docentes que lecionam em um Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Yin, 2016) e de natureza aplicada (Prodanov e Freitas, 2013). A partir das análises dos dados, pôde-se verificar como os docentes ensinam a língua oral, bem como; identificar algumas de suas crenças sobre o tema. Essencialmente, identificou-se que para os professores, o ambiente de imersão linguística é fundamental para o desenvolvimento da oralidade, além disso, os participantes creem que a interação é indispensável no processo de comunicação entre as pessoas. Ademais, acreditam na necessidade de trabalhar enfaticamente a pronúncia no sentido de otimiza-la, pois a consideram obrigatória para uma boa comunicação. Como elemento didático verificou-se que usam a correção e a repetição no trato da pronúncia; bem como, simulações de uso da língua, práticas de leitura, dinâmicas e recursos audiovisuais, consistindo em atividades nas quais os alunos realizam maiormente em duplas e/ou grupos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALINE SILVA GOMES - UNEB
Presidente - ***.816.114-** - ALINE FONSECA DE OLIVEIRA - UB
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Interna - 1752438 - VANESSA BORGES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 13/12/2024 10:49
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