Vozes e Algoritmos em diálogo digital: Uma Análise Bakhtiniana do Letramento Crítico na Produção de
Texto Acadêmico Mediado pelo ChatGPT
Letramento digital crítico. ChatGPT. Inteligência Artificial. Produção de texto acadêmico.
Linguística Aplicada.
O presente estudo tem como intuito investigar a relação entre inteligência artificial (IA) e produção textual
acadêmica, especialmente a interação entre usuários e o ChatGPT no contexto da escrita científica.
Fundamentado na teoria dialógica de Bakhtin e no conceito de letramento crítico, o trabalho busca
compreender os desafios e impactos do uso dessa tecnologia no ensino de línguas. O principal objetivo é
analisar como o ChatGPT contribui para a produção de texto acadêmico e como o letramento digital crítico
pode auxiliar na apropriação reflexiva, crítica e ética dessa ferramenta. Para alcançar esses objetivos, a
pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando pesquisa documental e, para analisar
os dados, a análise temática (Braun & Clarke, 2006). O corpus do estudo consiste em um texto
acadêmico produzido por uma estudante de Mestrado em Linguística Aplicada, vinculada a uma
Universidade Pública da região Centro-Oeste do Brasil, elaborado com o apoio do ChatGPT. Entre os
resultados, esta dissertação destaca que o ChatGPT pode atuar como um instrumento de mediação noaprendizado, auxiliando na formulação de ideias e na estruturação textual. No entanto, a pesquisa ressalta
os desafios éticos e pedagógicos envolvidos, como a necessidade de um uso crítico da ferramenta para evitar
a mera reprodução de conteúdos sem reflexão. Dessa maneira, a pesquisa reforça a importância de integrar
a formação crítica em IA nos currículos acadêmicos, permitindo que estudantes e professores desenvolvam
autonomia e discernimento na utilização dessas tecnologias.