Banca de DEFESA: Alice de Souza Moraes

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alice de Souza Moraes
DATA : 28/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

A AUTOESTIMA POR MEIO DE CANÇÕES EM INGLÊS EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Autoestima. Música. Ensino de inglês. Intervenção pedagógica. Escola pública


PÁGINAS: 168
RESUMO:

Esta pesquisa investigou possíveis mudanças na autoestima de alunos participantes de aulas de inglês após intervenções realizadas por meio do projeto English, Music and Feeling – Inglês, Música e Sentimento. As atividades foram desenvolvidas durante as aulas de inglês pela professora-pesquisadora, com o apoio do professor regente, em duas turmas dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. As intervenções incluíram o uso de canções em inglês, apresentação de vocabulário, reflexões e discussões sobre as mensagens das músicas, além da relação com os seis pilares da autoestima propostos por Branden (1994): viver com propósito, autorresponsabilidade, autoaceitação, autoafirmação, integridade pessoal e viver conscientemente. Pesquisas anteriores apontam que a autoestima pode ser influenciada por atividades musicais e pelo aprendizado de línguas, evidenciando tanto a relevância dos pilares de Branden quanto os impactos positivos da música no ensino de idiomas (Engh, 2013; Kumar et al., 2022). A abordagem metodológica foi mista, combinando procedimentos qualitativos com alguns resultados quantitativos. Os instrumentos de coleta de dados incluíram questionários baseados na Escala de Autoestima de Rosenberg (1965), observações, intervenções pedagógicas e uma entrevista com o professor regente. As intervenções foram realizadas com músicas selecionadas e atividades reflexivas, e os dados foram analisados para identificar mudanças na autoestima dos participantes. Os resultados indicaram que houve alteração na autoestima dos alunos envolvidos no projeto English, Music and Feeling, embora o impacto não tenha sido uniforme nem amplamente significativo para todos os indivíduos. Em síntese, os dados sugerem que o projeto contribuiu para mudanças positivas na autoestima de alguns alunos, especialmente daqueles que se engajaram plenamente nas atividades e na tarefa final. Contudo, os resultados individuais reforçam a necessidade de estratégias mais personalizadas e contínuas, a fim de atender às diferentes demandas dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RENAN KENJI SALES HAYASHI - UFPR
Interna - 3374034 - KYOKO SEKINO
Interna - 1629850 - SABRINA LIMA DE SOUZA CERQUEIRA
Interno - 3298611 - YUKI MUKAI
Notícia cadastrada em: 04/11/2025 13:49
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