Banca de DEFESA: Suzany Moura Saldanha Kabongo

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Suzany Moura Saldanha Kabongo
DATA : 01/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO AFRICANA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PROPOSTOS PELO PNLD 2020


PALAVRAS-CHAVES:

Representação africana; ensino de língua inglesa; livro didático; proposta multirredediscursiva.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

As marcas deixadas pelo colonialismo ainda são refletidas hoje no nosso modo de lidar com a diversidade cultural. Ao longo da história, o continente africano foi alvo de representações estereotipadas, ligadas aos exotismo e à selvageria, ou até mesmo à miséria e à folclorização. No Brasil, este imaginário ainda se perpetua nos discursos da mídia, entre as pessoas e no ensino. Visto que o livro didático é um dos recursos mais utilizados em sala de aula, espera-se que ele seja uma forte ferramenta para a desconstrução de estereótipos. Contudo, de acordo pesquisas de diversas áreas do conhecimento (SILVA; 2005; SILVA FILHO;RODRIGUES; 2016; SANTOS, 2013; ALMEIDA; 2017; ROLANDI; 2016), mais especificamente do ensino e aprendizagem de língua inglesa (TILIO, 2010; FERREIRA;CAMARGO, 2014), o livros didáticos ainda apresentam dificuldades na abordagem de temas étnico-raciais e da cultura e história africana, mesmo após a implementação da Lei 10.639/03. Dada a importância do ensino de língua inglesa na construção das identidades e compreensão da interculturalidade, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as representações da África e das culturas africanas em livros didáticos de inglês do PNLD 2020. Para isso partimos da seguinte pergunta de pesquisa: Como dois dos livros didáticos de língua inglesa aprovados pelo PNLD 2020 abordam a representatividade africana? Utilizando a abordagem qualitativa interpretativista, realizamos uma pesquisa primeiramente bibliográfica, para a fundamentação teórica, e documental, na qual voltamos nosso olhar para os documentos oficiais, a Lei 10.639/03 e o corpus de análise. Os livros analisados foram Way to English for Brazilian Learners (FRANCO, 2018) e Become (LACOMBE, 2018), ambos aprovados pelo PNLD 2020. Para fundamentação teórica, buscamos os conceitos de cultura e identidade e suas relações com a língua (EAGLETON, 2011; HALL, 2001; LARAIA, 1994; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2012), as representações africanas estereotipadas e os movimentos de resistência (ADICHIE, 2009; BRASIL, 2004; HALL, 2016; MATOS, 2020; OLIVA, 2005; WALSH, 2010) e os silenciamentos que ocorrem no currículo e nos livros didáticos de línguas estrangeiras (GRIGOLETTO, 1999; SANTOMÉ, 1995; TILIO, 2008). Utilizamos como base para análise os três passos para desconstrução dos estereótipos, propostos por Serrani (2022), relacionados com os componentes da Proposta Multirrede-Discursiva. Os resultados obtidos revelam que o primeiro livro carece de representatividade africana, pois quando não silenciadas, aparecem desconectadas das atividades, já o segundo livro trouxe mais perspectivas sobre o continente, mas, do mesmo modo, ainda há muito o que ser feito para que haja uma nova visão sobre a África.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS - UFS
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Externo ao Programa - 1713830 - KLEBER APARECIDO DA SILVA
Presidente - 3941359 - YAMILKA RABASA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 01/11/2022 12:15
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