Banca de DEFESA: MURILO JUSTINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MURILO JUSTINO DA SILVA
DATA : 25/01/2023
HORA: 15:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DA CRITICIDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS APÓS O DESUSO DE LIVROS INTERNACIONAIS EM UM CENTRO INTERESCOLAR DE LÍNGUAS (CIL) NO DISTRITO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático. Material didático. Ensino Crítico. Letramento Crítico.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta dissertação possui como objetivo geral discutir a construção da criticidade em materiais didáticos de um Centro Interescolar de Línguas (CIL) do DF onde não se utilizam livros internacionais de editoras estrangeiras nos cursos Plenos e Específicos de língua inglesa, mas apostilas de apoio produzidas pelos próprios professores. Como referencial teórico, este trabalho se embasa em: 1) críticas a livros didáticos de editoras internacionais, conforme Kumaravadivelu (2012) e Tílio (2008); 2) Perspectivas de educação linguística crítica, conforme documentos como o Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2014), as Diretrizes Pedagógicas dos CILs (DISTRITO FEDERAL, 2019) autores como BORELLI, PESSOA, SILVESTRE, 2020; DUBOUC, 2018; HOY, 2005; JORDÃO, 2018; MONTE MÓR, 2013; SOUZA, 2010; PENNYCOOK, 2008. Metodologicamente, este trabalho se constitui como uma pesquisa qualitativa com análises interpretativistas (Pennycook, 1994) desenvolvido a partir de entrevistas não-estruturadas (ZANELLA, 2013) com a supervisora da escola, a coordenadora pedagógica de língua inglesa e um professor do CIL de língua inglesa, além de uma análise documental (ZANELLA, 2013) dos materiais didáticos utilizados em três níveis diferentes. A partir das entrevistas construiu-se um histórico sobre a utilização dos livros didáticos e a produção das apostilas de apoio, as motivações para o uso delas e a identificação da equipe pedagógica responsável pela produção das apostilas. A análise documental mostrou que grande parte das atividades das apostilas elaboradas são cópias de outros Livros Didáticos Internacionais ou vindas de sites da internet. Muitos aspectos das apostilas ainda se assemelham com o que geralmente se encontra nos Livros Didáticos Internacionais: atividades não contextualizadas e distantes da realidade dos estudantes do centro-oeste brasileiro; falantes nativos como modelo de língua e identidade a serem imitados. Ainda assim, as análises mostram que nas apostilas de apoio, elaboradas após o desuso do livro didático, existem atividades com indícios de abertura à realidade local dos estudantes e à promoção de momentos reflexivos e críticos, o que sugere sinais para uma educação linguística crítica em curso. Conclui-se, com esta pesquisa, que os materiais elaborados pelos professores após o desuso do livro didático não representam, em si, um rompimento epistêmico, mas o início de um caminho para a construção da criticidade e contextualização nas aulas de inglês e para a promoção da educação linguística crítica em língua inglesa no CIL. (KUMARAVADIVELU, 2012).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1894338 - ANA EMILIA FAJARDO TURBIN
Externo à Instituição - ARIOVALDO LOPES PEREIRA - UEG
Externa à Instituição - JULMA DALVA VILARINHO PEREIRA BORELLI - UFR
Presidente - 1745749 - MARIANA ROSA MASTRELLA
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 21:27
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