Banca de DEFESA: Ana Luiza de Paula Andrade

DISCENTE : Ana Luiza de Paula Andrade
DATA : 30/06/2023
LOCAL: Online - TEAMS

O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR BILÍNGUE: DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO DENTRO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE DO DF

Escolas bilíngues. Formação de professores. Aalfabetização Letramento. Biletramento.

A partir de conceitos de alfabetização, letramento e biletramento, o propósito do presente trabalho é levantar o perfil do professor atuante em uma escola bilíngue, especificamente nas séries de alfabetização, no que tange à sua formação, estratégias adotadas, conhecimento sobre métodos de alfabetização utilizados em escolas de língua inglesa e outros aspectos que porventura se mostrem relevantes. A abordagem metodológica é qualitativo-interpretativista, na modalidade de análise de narrativas, onde se busca ampliar a voz a esse professor que tem seu perfil pesquisado, tentando compreender e identificar quais foram os processos de formação acadêmica de professores alfabetizadores de escolas bilíngues do DF., além de mapear na literatura específica nacional e internacional da área e levantar as últimas discussões teóricas e práticas relacionadas às definições de letramento, bilinguismo e biletramento, com foco na língua inglesa e na formação do professor alfabetizador bilíngue; e identificar os processos de formação percorridos pelos professores alfabetizadores bilíngues da LI atuantes em sala de aula por meio das suas narrativas, os desafios que enfrentaram e enfrentam dentro de sua formação e dentro de sua prática. Além de talvez, fomentar algum debate sobre esta mesma formação, sobre os caminhos percorridos, currículos estudados a aprimoramentos que possam vir a ser necessários. Como a importância de não somente clarificar conceitos como bilinguismo e Educação Bilíngue, mas fazer esta diferenciação de significados se tornarem acessíveis para a sociedade, identificando o professor bilíngue.

Presidente - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Interna - 2003773 - GLADYS PLENS DE QUEVEDO PEREIRA DE CAMARGO
Interna - 1286534 - JANAINA SOARES DE OLIVEIRA ALVES
Externa à Instituição - JULIANA REICHERT ASSUNCAO TONELLI - UEL