Banca de DEFESA: ROBERT MARCOS MOREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : ROBERT MARCOS MOREIRA DOS SANTOS
DATA : 04/09/2023
LOCAL: Online

NARRATIVA DO PROCESSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA CRIANÇAS

Narrativas Autobiográficas, Processo Formativo Docente, Ensino de LEC.

Este estudo buscou investigar, por meio de narrativas autobiográficas denominadas “Diário de Bordo”, o processo formativo de um professor de língua espanhola para crianças. Em 2017, ainda em formação na licenciatura de Letras-Espanhol e suas respectivas Literaturas fui convidado a participar das ações e intervenções com o Grupo de Pesquisa Letras mirandohorizontes atuando na escola de educação alternativa Projeto Infanto Juvenil- (PIJ), localizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Rinaldi (2006, 2011), sobre o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira para Crianças (ELEC) para compreensão da área de pesquisa; A contribuição de Vygotsky (2001) destina-se a compreensão sociointeracionista e a da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) os quais contribuíram para a realização das aulas e posteriormente na confecção dos relatórios. A metodologia tem sua natureza básica segundo Prodanov e Freitas (2013) com a tipologia narrativa sob a luz de Connelly e Clandinin (2000, 2011), com procedimentos autobiográficos guiados por Gaspar, Pereira e Passeggi (2012). Os dados partem da coleta de vinte relatórios próprios e as anotações produzidas pela orientadora no percurso de 6 (seis) anos em que acompanhou minha formação docente. A-análise dos dados parte-então das concepções de Diniz-Pereira e Cañete (2019) e Porlán e Martín, (2004) quanto a reflexão das escritas autobiográficas, Campbell (2008) quanto a trajetória e o comportamento social, Zabalza (1994) sobre como a escrita pode contribuir para-a própria experiência profissional. A partir dos diários, emergem então aspectos que conduzem a pesquisa quanto ao caráter formativo docente. Por isso, os pontos adotados no tratamento dos dados são a compreensão das características pessoais deste professor, as competências linguísticas e didáticas e aplicação e domínio de aspectos didático pedagógicos.

Interna - 1894338 - ANA EMILIA FAJARDO TURBIN
Externo ao Programa - 1291529 - CESARIO ALVIM PEREIRA FILHO - nullPresidente - 1286534 - JANAINA SOARES DE OLIVEIRA ALVES
Externa à Instituição - MONICA NARIÑO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 19:13