Letramento em avaliação em contexto de línguas na formação do professor de espanhol: visão de língua e cultura de avaliar no estágio obrigatório
letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL); espanhol como língua estrangeira (E/LE); estágio obrigatório; cultura de avaliar; visão de língua; learning‐oriented assessment (LOA).
Esta investigação de cunho qualitativo teve por objetivo geral promover e analisar uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento do letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) (INBAR-LOURIE, 2008a; SCARAMUCCI, 2016; entre outros) de quatro professoras de espanhol como língua estrangeira (E/LE) em formação inicial, atuando no estágio obrigatório 2. Efetivamente, configurou-se como uma pesquisa-ação dividida em quatro etapas (Diagnóstica, Planejamento, Teórica e Prática). A Etapa Diagnóstica, de caráter exploratório, visou a estimar o LAL por meio da análise de instrumentos de avaliação – provas – elaborados pelas participantes durante o estágio obrigatório 1 e, a partir disso, estimar o LAL das estagiárias e definir os componentes do LAL mais relevantes para a ação pedagógica para a Etapa de Planejamento. Em seguida, tivemos duas etapas de implementação da ação pedagógica no estágio obrigatório 2, as Etapas Teórica e Prática, cujo foco principal centrou-se na elaboração de tarefas de uso da língua (BACHMAN, 1996; CONSELHO DA EUROPA, 2001, 2020) como método de aprendizagemavaliação-ensino. Metodologicamente, na ação pedagógica tomou-se como base os componentes principais do LAL – conhecimentos teóricos, habilidades práticas, princípios éticos – propostos originalmente por Davies (2008), revistos, ampliados e descritos por Giraldo (2018); e o modelo de aprendizagem orientada pela avaliação (learning‐oriented assessment) (LOA) (CARLESS, 2007). Os instrumentos de coletas de dados nas Etapas Teórica e Práticas foram gravações de aulas e orientações, além das tarefas de uso da língua e dos relatórios finais da disciplina de estágio obrigatório. Todos os dados dessas etapas foram categorizados sistematicamente e analisados com base em Bardin (2006), com vistas a identificar os impactos da ação pedagógica no desenvolvimento do LAL das participantes. Nossos resultados sugerem indícios de impactos positivos no que tange à ampliação da visão de língua, com o desenvolvimento das habilidades em elaborar tarefas de uso da língua condizentes com construtos teóricos contemporâneos. Outrossim, foi possível observar uma ampliação da visão de avaliação, mais alinhada com a sua dimensão formativa e ética. Algumas lacunas conceituais e procedimentais, contudo, também foram identificadas, sugerindo que a cultura de avaliar das participantes, fortemente embasada em visões de língua e avaliação reducionistas, configura-se como uma estrutura interpretativa que interfere no desenvolvimento do LAL.