Banca de DEFESA: Lauana Cristina de Sousa Gadelha

DISCENTE : Lauana Cristina de Sousa Gadelha
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Sala 35

HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES SURDOS NO DISTRITO FEDERAL: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS, LUTAS E SONHOS

histórias de vida; professoras/es surdas/os; formação de professoras/es surdas/os; Libras; inclusão.

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar e discutir histórias de vida de professoras/es surdas/os do Distrito Federal. Como objetivos específicos, este trabalho pretende dar espaço para as histórias vividas por professoras/es surdas/os do Distrito Federal a partir do registro e discussão de suas vivências e lutas. Entendendo que ser surda/o no Brasil é enfrentar uma sociedade que estabelece padrões únicos e têm dificuldades para lidar com a pluralidade e a diversidade (GLÁDIS PERLIN, 1998, GESSER, 2009, CASTRO JUNIOR, 2015, ALBRES, 2016, QUADROS E STUMPF, 2018; SKLIAR, 2010), este trabalho é guiado pela seguinte pergunta de pesquisa: o que dizem as histórias de vida de professoras/es surdas/os no Distrito Federal? Esta é uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2011) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994), com histórias de vida (NÓVOA, 2007), a qual prevê que pesquisadores/as são parte do próprio processo de pesquisar, o qual não objetiva neutralidade ou objetividade. O material de pesquisa foi gerado através de entrevistas, realizadas em Libras com gravações em vídeo e, posteriormente, transcritas em português. Ao todo, foram entrevistadas/os treze professoras/es surdas/os do Distrito Federal. As entrevistas com as histórias de vida das/os participantes, após transcritas, foram organizadas como material de pesquisa (FLICK, 2011) e analisadas criticamente a partir do estabelecimento das seguintes categorias: vida na infância: chegada na família, relações com familiares; relações sociais interpressoais; educação e vivência escolar; lutas e conquistas; busca por pertencimento; a escolha da profissão professor/a; sonhos e futuro; a relação com as línguas Libras e Português; política e sociedade. As histórias apontam questões fundamentais para a compreensão da luta da pessoa surda por seus direitos, mostrando como a sociedade, que nega e apaga esses direitos, se relaciona com a surdez a partir de uma perpectiva ouvintista e capacitista. As histórias mostram, ainda, importantes questões sobre vida, luta, educação e desenvolvimento da pessoa surda, o que torna esta pesquisa importante fonte para sensibilização, informação sistematizada e transformação da área de formação de professores surdos no Brasil e sobre a compreensão do papel da Libras no país.

Externa à Instituição - FLAVIANE REIS - UFU
Externa ao Programa - 404444 - HELOISA MARIA MOREIRA LIMA DE ALMEIDA SALLES - nullPresidente - 1745749 - MARIANA ROSA MASTRELLA DE ANDRADE
Externa ao Programa - 3066687 - SANDRA PATRICIA DE FARIA DO NASCIMENTO - null
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 18:06